RESUMO - A LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO SOCIAL E EMOCIONAL DO ALUNO
Rebeca Praxedes de Oliveira*
Jakciane Ferreira de Andrade
*UERN - E-mail: rebeca5praxedes@hotmail.com
A leitura faz parte da construção do homem em seu processo de formação educacional e social, sendo um meio de se garantir conhecimento, construindo significado mediante aquilo que ouvem ou leem, podendo também ser caracterizado como um processo de interação entre autor e leitor. Portanto, esse trabalho tem como objetivo retratar aspectos da literatura infantil que auxilia no desenvolvimento da criança em sua formação social, emocional e critica, além disso será retratado experiências literárias que abrangem os campos de desenvolvimentos que as crianças terão. O texto literário possui um caráter ficcional, conotativo e plurissignificativo permitindo ao leitor traduzi-lo e retirar dele diversas aprendizagens, relacionando com o contexto atual. De acordo com o autor Britto (2003) o ato de ler é importante para o desenvolvimento intelectual do homem, contribuindo para a construção de uma sociedade equilibrada que tenha justiça, produtividade e criatividade, caracterizando assim, o ato de ler como um ato político e social. A leitura literária infantil traz consigo sua importância para esse desenvolvimento, tendo em vista que, é na infância que a criança desenvolve a linguagem oral, a afetividade, o social e sua personalidade. Mediante isso, esse estudo foi desenvolvido com base em pesquisas qualitativas bibliográfica, sendo possibilitada o estudo pela internet de artigos sobre a temática, no site Google Acadêmico, tendo como discussão os alotes: Arana & Klebis, Britto (2003), Marafigo (2012). Em nosso contexto social, a leitura é algo essencial, sendo importante para a construção do senso crítico, emocional e intelectual, mas lembrando que ela não tem o papel de ser subsidiário da educação formal, como conteúdo didático. Sua função abrange o imaginário, desenvolvimento da linguagem através das narrativas do discurso literário, além de promover a socialização. Arana & klebis (2015) afirmam que “A leitura na infância é uma descoberta de sentimentos e palavras que conduz o leitor a desenvolver o seu intelectual, a sua personalidade e a aumentar substancialmente a sua capacidade crítica”. Sendo assim, podemos conclui que a leitura contribui para conhecer a si próprio introduzindo a criança a um aprendizado a partir do lúdico. Auxilia também para o conhecimento do mundo físico e social, incentivando a curiosidade e imaginação e dando espaço para novas descobertas.
Palavras-chave: Literatura; Leitura; Experiência; Desenvolvimento.
A leitura deve ser introduzida na vida da criança desde muito cedo. Como a escola pode auxiliar nesse processo, quando a criança não tem esse incentivo em casa?
ResponderExcluirLeidiane Ribeiro Pinto Lopes
Olá, Rebeca e Jakciane. Parabéns pelo texto. Na escola em que dou aulas, antes da pandemia, tínhamos o projeto de incentivo à leitura em que os alunos, segundo um critério que desenvolvemos, levava livros para ler em casa junto a uma ficha que deveria ser preenchida pelo aluno. Ao ler este texto, penso também na importância de um profissional em biblioteconomia na escola, especialmente a pública. Gostaria de saber se há obras de referência para analisar esses aspectos que auxilia o desenvolvimento da criança ou seria literatura infantil de forma geral mesmo?
ResponderExcluirBenigna Ingred Aurelia Bezerril
Qual o seu posicionamento quando o professor seleciona livros com temática especifica na tentativa de solucionar algum "problema em sala"? Por exemplo, quando existe caso de bullying contra uma menina negra, escolhem o livro Menina Bonita do Laço de Fita para leitura coletiva para trabalhar esse problema pontual. A literatura soluciona problemas dessa forma? Como trabalhar problemas mais coletivos na literatura, se for possível, como falta de saneamento básico, abismos sociais, etc?
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