RESUMO - CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES E EGRESSOS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SOBRE PRODUTOS EDUCACIONAIS

Cidia Paula da Costa Alves*
Liliane dos Santos Gutierre
*UFRN - E-mail: cidiapaula@gmail.com

Nesta comunicação oral, apresentaremos parte de nossa pesquisa de mestrado que traz considerações de professores de Matemática e de egressos sobre os Produtos Educacionais, obrigatórios para os mestrados profissionais (CAPES, 2013),  elaborados  no período de 2002 à 2016, no curso de mestrado profissional em ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nossa questão de pesquisa foi: como os professores, os coordenadores e os egressos desenvolveram seus Produtos Educacionais no contexto de um curso de mestrado profissional em ensino de Matemática? Por meio da metodologia de pesquisa História Oral, elaboramos uma narrativa historiográfica (GARNICA, 2013), a partir das fontes orais (entrevistas gravadas com dez professores e com dois egressos) e escritas (documentos oficiais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;  estudos que abordam o tema) e, por meio do recurso da intertextualidade (RUIZ; FARIA, 2012), compreendemos como se deu a construção de sentidos e de significados relacionados à esses Produtos Educacionais. Ao final, concluímos que tais concepções podem influenciar no desenvolvimento das pesquisas de ensino e na formação profissional do professor da Escola Básica. Vale dizer que nosso intuito ao trazer nosso trabalho para o IV Colóquio História e Memória da Educação no RN (IV COHISME-RN) é apresentar parte dessa pesquisa e ter contribuições dos renomados pesquisadores da área que, certamente, estarão presentes.

Palavras-chave: Mestrado profissional;  Produto educacional; Narrativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos