RESUMO - ESCOLAS RURAIS DE SÃO JOÃO DO SABUGI/RN (1954)

Aline de Medeiros Fernandes*
*UFRN - E-mail: alinedmfernandes@live.com

O objetivo deste trabalho é apresentar o mapeamento das primeiras escolas primárias públicas ocorridas em zonas rurais do município de São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte e o modelo que se seguiu para o aparelhamento da oferta do ensino (1954). Para tanto, reconhecemos essas escolas como um dos parâmetros para a interpretação da história educacional brasileira e, especificamente, do estado do Rio Grande do Norte. O referencial teórico e metodológico correspondeu às premissas da História Oral temática híbrida, a considerar as análises documentais e narrativas de professoras que atuaram nas escolas em questão. O movimento expositivo do texto partiu da contextualização do objeto e da conceituação do modelo de escola unitária, além da identificação das escolas registradas em documentos da secretaria de educação do município, nas fontes orais ou em registros e publicações de acervo pessoal da comunidade local, cedidos para compor esta pesquisa.  A análise permitiu constatar que a escola rural sabugiense subsidiada por recursos públicos nasceu em 1954 por força da Lei Municipal nº 63, de 02 de abril de 1954 (embora tenham sido identificadas escolas mantidas pelo estado sem que houvesse registros disponíveis a respeito do decreto de criação estadual) e que as professoras das escolas rurais dedicaram o fazer docente em tessitura da vida familiar e pessoal sob o modelo de escola unitária; - a escola de uma professora só, que também era responsável pelas demandas necessárias a articulação de seu trabalho.

Palavras-chave: Educação Primária; Escolas Rurais; Escola Unitária; História da Educação do Rio Grande do Norte.

Comentários

  1. Prezada Aline,
    Satisfação em conhecer a sua pesquisa sobre as origens da escola rural no município pesquisado. Sou do Paraná e aqui também tivemos um acentuado protagonismo dessas instituições na década de 1950. Essas escolas prevaleceram quantitativamente por um longo período. E foram essenciais para a formação das crianças, especialmente os filhos de cafeicultores e agricultores que chegavam à região noroeste do Paraná. Percebemos uma grande mudança e o fechamento de muitas dessas escolas especialmente partir da década de 1980, com a nuclearização.
    Como foi esse processo nas escolas do município que você pesquisa? Também ocorreu o fechamento das escolas rurais em um determinado período?

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    Respostas
    1. Prezada Márcia,
      Fico em feliz por compartilhar comigo a afinidade de nossas pesquisas. No município em que estudo também houve um processo gradativo de nucleação de unidades escolares e, posteriormente, fechamento, devido a redução de alunos/matrículas nas localidades, visto que estes alunos provenientes das escolas rurais passaram a ser assistidos por escolas da zona urbana, inclusive através da disponibilização de transporte escolar. Já identificamos em algumas fontes que este processo também ocorreu em outros municípios do Rio Grande do Norte, no entanto ainda estamos analisando-as. O processo de fechamento foi gradativo, inicialmente optava-se pela nucleação de escolas com baixo número de matrículas até que houvesse a paralisação. Essa identificação pontual está em processo, contudo o encerramento total de todas as escolas ocorreu em 2014, ano em que as crianças do município, tanto provenientes das zonas rurais como das zonas urbanas passaram a ser atendidas por escolas existentes na zona urbana.

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