RESUMO - TÁTICAS E ESTRATÉGIAS NA ESCOLA REGENTE FEIJÓ, FAXINAL DOS TROJAN, MALLET/PR (1965-1992)

Jayne Maria Witchemichen*
Gabriela Migon
*UNICENTRO - E-mail: historia.gabrielamigon@gmail.com

Esse trabalho propõe uma análise crítica a respeito do ensino na Escola Regente Feijó, localizada na comunidade Faxinal dos Trojan em Mallet/PR entre os anos de 1965 e 1992. A partir da discussão teórica de Michel de Certeau, abordaremos como as práticas de educação da Escola, iam além do ensino de história, português, aritmética por exemplo, e se tratava de verdadeiras táticas e estratégias de consumo. O cotidiano escolar era constantemente ressignificado, seja com atividades diferenciadas para os alunos ou para o público, este que por pertencer a uma comunidade tradicional faxinalense, tinha um modo de vida singular. Essas comunidades estão presentes, mais especificamente, na região das matas das araucárias no Estado do Paraná. De maneira compartilhada criam os animais, o que se torna uma maneira recíproca de viver, que se estende até outras relações na vizinhança, como por exemplo, algumas atividades na escola. Portanto, a partir dessa abordagem poderemos perceber como a educação é apropriada e ressignificada no ambiente faxinalense, como suas práticas e costumes podem também influenciar no ensino. Para concretizar tal pesquisa utilizamos de um livro Ata da escola e de entrevistas de docentes que lecionaram na escola da comunidade.

Palavras-chave: Ensino; Táticas e Estratégias; Escola Regente Feijó; Faxinal dos Trojan, Mallet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos