RESUMO - REFLEXÕES SOBRE O NEGRO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo*
*UEM - E-mail: janetessmc@gmail.com
Esta pesquisa é de suma importância para a Educação brasileira, porque trata da inserção do negro na educação pública e promove reflexões sobre os avanços e os desafios desta implantação. A presente pesquisa teve como objetivo: evidenciar alguns aspectos sociais e políticas públicas que contribuíram para efetivação do direito à Educação da população negra e também pretende mostrar os avanços e retrocessos desta História. Para concretizar os objetivos propostos foi necessário uma vasta pesquisa documental, acerca de Leis, teorias e movimentos sociais que contribuíram para a implementação e expansão do direito à Educação, negado a este povo no início da colonização brasileira. A metodologia da pesquisa é exclusivamente documental, dando ênfase aos aspectos relevantes que sustentaram a pesquisa. Nos resultados e discussões, observamos tanto aspectos positivos quanto negativos, bem como avanços e retrocessos que estão arraigados na História. Com o estudo realizado, ficou evidente que o negro foi e ainda é discriminado na História da Educação e que as Leis existem, mas não são devidamente cumpridas, por isso há a necessidade da divulgação de pesquisas com o referente tema, que revelam fatos importantes, muitas vezes ocultados, e a importância de lutas sociais como um instrumento a favor da garantia de direito à educação de qualidade, tão necessária para o exercício da cidadania. Não podemos admitir este preconceito contra os negros, sabemos que diante da Constituição Federal todos somos iguais perante às Leis. Por isso, precisamos urgentemente garantir a aplicabilidade dessas Leis, descontruindo assim, qualquer tipo de preconceito racial, pois somente dessa forma teremos uma sociedade mais justa e igualitária.
Palavras-chave: Leis. Negro. Educação. Movimentos sociais.
Colega, seu trabalho é muito enriquecedor. Acredito, além de suas pontuações, que para a desconstrução do preconceito racial aconteça é preciso uma transformação na forma como percebemos, valoramos e tratamos nosso semelhantes, seja no âmbito social ou educacional. Muitas mudanças já aconteceram mas, sobretudo, torna-se fundamental refletirmos sobre como são nossas ações diárias sob essa perspectiva. Todos nós temos parte nesse processo de transformação.
ResponderExcluirTaiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno
Boa tarde, Taiane, tudo bem? Isso mesmo. "É revolucionário todo aquele que quer mudar o mundo e tem a coragem de começar por si mesmo ". Sérgio Vaz.
ExcluirAcho pertinente a discussão sobre a questão educacional dos negros no Brasil. É preciso que a temática forneça elementos capazes de justificar, cada vez mais, a importância de o País pagar essa dívida histórica para com o povo que tanto contribuiu com o desenvolvimento do Brasil.
ResponderExcluirSem dúvida. Todos nós somos descendentes de negros.O mundo começou na África.
Excluir