RESUMO - QUAL PERFUME EXALA A ROSA? CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO FEMININA NO PERIÓDICO RECREATIVO “A ROSA” (1857)

Marliane Porfirio da Silva*
Rosângela Maria Araújo da Silva; Sara Raphaela Machado de Amorim
*UERN - E-mail: marlianelali@hotmail.com

A pergunta inicial que intitula esta proposta, representa metaforicamente o objetivo central da investigação: conhecer quais concepções e representações acerca da educação feminina emergem das páginas do periódico recreativo norte-rio-grandense A Rosa (1857). Criado pela sociedade “Aurora Natalense” e escrito por indivíduos que se julgavam sem instrução, mas, amigos das letras e dados aos estudos, o referido impresso trata em três, de suas quatro edições, sobre questões relacionadas à educação da mulher e seus principais objetivos na construção da sociedade vigente. Os mesmos indivíduos autointitulados sem instrução, articularam em seus textos ideias de Voltaire à Tocqueville, fundamentando o discurso de que a instrução masculina dependeria diretamente da educação feminina, uma vez que os meninos seriam educados na infância com base nos conhecimentos advindos da educação materna. A partir da pesquisa documental realizada na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, nos dedicamos as análises que compreendem desde aspectos referentes à materialidade do impresso, ideário de educação feminina e representações construídas nos e por meio dos discursos. Para fundamentar as discussões recorremos aos escritos de Almeida (1998), Perrot (2005; 2007), Morais (2002) e Vasconcelos (2014), por compreendermos que os impressos não só divulgavam, como também auxiliavam na idealização e estabelecimento de condutas femininas como sendo estas fontes dos valores éticos, morais e patrióticos. Para tanto, lançamos um olhar crítico sobre as matérias veiculadas, perseguindo os rastros da linha editorial e seus objetivos finais. Consideramos que as ideias propagadas pelo periódico A Rosa colaboraram para a reforçar a atribuição de moralização da sociedade à educação feminina, que por sua vez parecia ser pensada pelos homens e para os homens.

Palavras-chave: Representações. Impresso. Educação Feminina.

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