RESUMO - ÁFRICA, UM NOVO OLHAR: O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Patrícia da Silva Soares*
*SEE-GO - E-mail: patriciassoares1@gmail.com

No estudo e no ensino de História no Brasil, a história da África foi quase inexistente até muito pouco tempo atrás. Hoje, a Lei Federal nº 10.639/03 determina a obrigatoriedade do ensino da História da África e da cultura afro-brasileira. O fator de estranhamento é a existência de uma Lei para fazer valer conteúdo tão importante para história nacional, já que grande parte da população brasileira é descendente de africanos. Porém, mesmo após a obrigatoriedade da Lei, grande parte dos currículos escolares ainda não apresenta história africana. Durante séculos, os africanos foram representados no imaginário Ocidental como seres inferiores e primitivos. Na historiografia brasileira as referências ao continente ou a algumas de suas regiões eram predominantemente relacionadas ao tráfico de negros trazidos ao Brasil para trabalharem como escravos. Negro e africano constituíam-se, desta maneira, sinônimos de povos cuja identidade era circunscrita ao fato de terem sido escravizados. Da mesma maneira, e talvez por isso mesmo, a ideia que possuímos de África hoje é, também, uma totalidade. Não conseguimos imaginá-la como um continente onde habitam povos diferentes com culturas diversas e marcado por uma grande diversidade ecológica. A imagem predominante que temos dela é que de lá vieram os negros/escravos para trabalharem na plantation da América. Por isso, o primeiro passo para introduzir os conteúdos sobre o continente africano é a desconstrução dessa representação.

Palavras-chave: Material Didático, História da África.

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