RESUMO - CUNDINAMARCA-COLÔMBIA, CENÁRIO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS NOS ANOS 1950-1970
Nataly Ginnette Rojas Pinzón*
Nilce Vieira Campos Ferreira
*UFMT - E-mail: nrojas59@unisalle.edu.co
Durante anos, a educação tem sido um tema central para o desenvolvimento social, econômico e político dos países latino-americanos. Reconhecer a partir da historia as deficiências do sistema e corrigi-las faz parte da geração de progresso e desenvolvimento para as Nações nas regiões. Esta proposta teve origem em uma pesquisa em andamento "Formação de professores rurais em Cundinamarca-Colômbia (1950-1970)", realizada no grupo de pesquisa e estudo sobre História da Educação, Instituições e Gênero – GPHEG da UFMT. O objetivo deste estudo é analisar como as escolas normais rurais foram formadas em Cundinamarca e quais foram as leis e decretos utilizadas durante os anos de 1950 a 1970 para treinar professoras rurais. Para conhecer o contexto e as transformações educacionais colombianas, esta proposta baseia-se nos relatórios dos Ministros da Educação durante o periodo exposto, onde podemos identificar diferentes aspectos, entre eles: o surgimento de as escolas rurais, os modelos de treinamento dessas escolas e quais foram os retos e lutas das mulheres durante esses anos de formação; Isso nos permite proceder a uma análise exata, considerando mudanças, avanços, contratempos e problemas no modelo educacional colombiano. Na base metodologica documental trazemos reflexões e aportes dos seguintes autores: le goff (1990), Pinsky (2010) e Peter Burke (1997) que trabalham desde uma perspectiva historica. Finalmente ressaltamos que a formação de professoras rurais de Cundinamarca estava relacionada aos contextos socioculturais, sua experiência e as mudanças institucionais que mais tarde se tornaram aspectos essenciais para o processo de formação, orientação e formação dos mesmos .
Palavras-chave: formação de mulheres. Educação rural. Políticas públicas.
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