RESUMO - ARQUIVO EXTENSIONISTA CEMAR/UFOP: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (1997-2008)

Guilherme Soares*
Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva; Bruna Liana Teza Canarin
*UFOP - E-mail: guilhermesoares203@gmail.com

A alfabetização de jovens e adultos desenvolvida pela Universidade Federal de Ouro Preto, ao ser pensada a partir da vigência do Programa Alfabetização Solidária (1997-2008) e da atuação dos alfabetizadores em cidades paraibanas e mineiras, nota-se que possibilitou acesso à leitura e escrita de cidadãos antes privados. Os documentos do PAS se inserem no conjunto maior de atividades extensionistas salvaguardadas no Arquivo do Centro de Extensão de Mariana, criado com objetivo de manter viva a memória e a história dos projetos de extensão desenvolvidos em Mariana. O acervo abriga-se no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (ICHS/UFOP). Ao analisarmos o fundo do arquivo referente à alfabetização de adultos encontramos diversos materiais oriundos da produção dos alunos. Este material guarda o processo de atuação dos alfabetizandos e alfabetizadores da EJA nas localidades de Ouro Preto, Mariana, Santa Bárbara e Catas Altas (MG). Esta carga documental não é compreendida como acúmulo de papéis, mas como um conjunto de produções que conferem identidade aos modos de aprender dos sujeitos da EJA participantes desta ação extensionista. O tratamento da massa documental da alfabetização de adultos, ainda em processo, inclui higienização, separação, catalogação, organização das caixas identificadas segundo a metodologia empregada pelos Arquivos Públicos com base nas recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) do Brasil que leva demanda tempo e continuidade. Os insumos para a organização do material são providos pela Pró-Reitoria de Extensão. Evidenciam-se no trabalho de sistematização os diários de classe, as atividades propostas pelo alfabetizador, os livros utilizados e as produções escritas que compõem o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da EJA. O emprego desta metodologia arquivística busca dar visibilidade à alfabetização disponibilizando documentos que evidenciam a aprendizagem de adultos. O Arquivo CEMAR/UFOP não está concluído e aberto ao público para visitação, porém, é importante destacar que pesquisas sobre a alfabetização de adultos vêm sendo realizadas tendo como fonte os documentos catalogados do PAS como as produções dos alunos e impactos das várias passagens dos estudantes na alfabetização. Por meio do Arquivo CEMAR/UFOP é possível obter elementos que possam gerar novas pesquisas em EJA. Os resultados preliminares apontam que um arquivo extensionista oferece a possibilidade de se guardar a memória e a história das ações extensionistas em diálogo com a comunidade do entorno da universidade. No caso da alfabetização de adultos, permite estudos sobre as formas de aprender do adulto e de sua conquista da escrita. Um arquivo organizado favorece a troca entre universidade e comunidade, aproxima conhecimentos e técnicas de modo a garantir a extensão dos direitos à cidadania de homens e mulheres no país.

Palavras-chave: Arquivo; História; Memória; Extensão; Educação de Jovens e Adultos.

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