RESUMO - O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CÁRCERE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Kely Rejane Souza dos Anjos de Carvalho*
Jocyleia Santana dos Santos; Ciro Ferreira de Carvalho Junior
*IFTO - E-mail: kelyrejanecarvalho@gmail.com

O objetivo desta pesquisa foi narrar como professoras exercem sua prática pedagógica, ou seja, como se dá o processo de ensino e aprendizagem na Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso - TO. Levando em consideração que metodologia e teoria são indissociáveis, está pesquisa valeu-se da junção da história oral temática, caracterizada pelo estudo de um movimento em comum vivido por um determinado grupo, e da pesquisa bibliográfica, por meio da qual foram analisadas leis, decretos, e políticas públicas que regulamentam a educação em prisões, nos âmbitos nacional e estadual. A pesquisa de campo consistiu no acolhimento de memórias e narrativas de professoras e alunas, por meio de entrevistas individuais. Para consecução do roteiro semiestruturado de perguntas, vários fatores foram considerados, tais como: a forma de admissão das professoras, as técnicas e/ou práticas pedagógicas desenvolvidas e as possíveis contribuições oriundas da educação para a ressocialização das reeducandas. Em suas narrativas, as participantes falam em eco ao afirmarem que as profissionais que atuam no presídio priorizam, em sala de aula, o ser humano e suas especificidades, pois a educação ofertada transcende o mero repasse de conhecimentos. Os resultados sugerem que ainda há muito por fazer em prol da disseminação e fortalecimento da educação em prisões, tanto do país como do estado, porém, necessário se faz reconhecer o trabalho exemplar que quatro professoras, sem capacitação específica e sem materiais didáticos suficientes, fazem para a construção do processo de reinserção social de suas alunas que espelham na educação, não somente a elevação do nível de escolaridade, mas também uma chance de alcançar uma vida mais digna em uma sociedade excludente.

Palavras-chave: Educação em prisões; História oral; Narrativas.

Comentários

  1. Prezados autores e autoras, o trabalho de vocês é incrível. Primeiro, porque nos apresenta o processo de ensino e aprendizagem em um contexto muito diferente do usual. E, segundo, porque, reafirma que a educação no sistema carcerário ainda representa uma esperança para aqueles que dela se utiliza. Meus Parabéns!
    Tenho uma pergunta: quando vocês falam em capacitação específica se referem à formação para atuar na unidade prisional ou capacitação específica para docência? Obrigada,

    Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno

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    Respostas
    1. Prezada Taiane Nepomoceno, boa noite!
      Reconhecimentos como o seu nos mostra como a educação em ambientes prisionais é importante para fomentar o processo de ressocialização das pessoas em situação de prisão. Ficamos gratos!
      E respondendo a sua pergunta, destacamos que a capacitação a que nos referimos é voltada para a docência praticada em espaços carcerários devido às especificidades contidas no trabalho docente desenvolvido em espaços não escolares, como a prisão.
      Mais alguma dúvida, estamos à disposição!
      Kely Rejane Carvalho, Jocyleia Santana e Ciro Junior

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