RESUMO - A HERMENÊUTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Marcos Saiande Casado*
Antonio Basílio Novaes Thomaz de Menezes
*UFRN - E-mail: marcosscasado@hotmail.com

O método hermenêutico acompanha os pesquisadores da área de humanidades como importante recurso para o desenvolvimento de trabalhos, sobretudo, no que diz respeito às tarefas de filósofos, historiadores e juristas. Aquilo que hoje conhecemos pelo rótulo de hermenêutica, trata-se de um método que nasceu como esforço de reunir o que se subdividia em disciplinas estanque, filologia, teologia e interpretação jurídica. Até o século XIX, essas hermenêuticas especiais funcionavam de forma autônoma não se verificando correlação sistêmica entre elas. Com vistas a superar essa fragmentação, Schleiermacher desenvolve o projeto de uma hermenêutica geral com o objetivo de se obter uma arte da compreensão que se ocupasse tanto de textos jurídicos, religiosos, literários e filosóficos. A partir daí o método hermenêutico não parou de se revisar. Os trabalhos de Wilhelm Dilthey, Martin Heidegger e Gadamer, se ocuparam em reformular e ampliar as bases teóricas e conceituais do que hoje nos chega com o título de hermenêutica. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir aspectos da hermenêutica como recurso metodológico na pesquisa em educação e possui como objetivos específicos: a) apresentar, de modo sintético, a evolução do método hermenêutico; b) apresentar a hermenêutica como uma ferramenta para a pesquisa em história da educação e/ou em história das ideias pedagógicas; e c) oferecer um possível instrumento para utilização da hermenêutica como método de pesquisa. Para tanto, utilizaremos o recurso da pesquisa bibliográfica e dos elementos da pesquisa documental comparativa com especial atenção aos trabalhos de Gadamer, O problema da consciência histórica (2006) e Verdade e Método (1997), como fontes primárias, e o livro Hermenêutica (1999) de Richard Palmer como recurso auxiliar de pesquisa. A título de conclusão pretendemos apresentar um possível instrumento de pesquisa que apresenta cinco passos para a realização da compreensão de um texto, a saber: I) Pré-compreensão, II) Reconhecimento, III) Sobreposição de horizontes, IV) Escuta do texto e V) Compreensão.

Palavras-chave: Hermenêutica. Método. História da Educação.

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