RESUMO - ALUNOS NA SALA E ALUNOS NO CAMPO: USOS DA HISTÓRIA LOCAL E ATIVIDADE EM CAMPO COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA DE HISTÓRIA

Ilana Murieli de Sousa*
Lorena Araújo
*UFRN - E-mail: ilanamdsousa@gmail.com

O objetivo deste trabalho é discutir possibilidades de pesquisa no âmbito da História Local como atividade aplicada em turma de 6º ano, a fim de construir gradativamente uma amostra do nível de interação pessoal do aluno com a disciplina ao longo do ano letivo. Em segundo plano adotamos a monumentalização do Padre João Maria Cavalcanti de Brito e Amaro Cavalcanti na cidade de Jardim de Piranhas-RN. Ambos irmãos, nasceram na Fazenda Logradouro, nos arredores do município e construíram uma trajetória de vida de proeminência na religião e política do estado, o nome e imagem estão projetados em bustos e espalhados em nomeação de prédios públicos e praças de Jardim de Piranhas-RN, na capital e outras cidades, atos de devoção são constantes defronte ao busto do padre. Isso nos possibilita introduzir os alunos numa pesquisa para analisar a recepção desta memória pelos citadinos, levantar fontes documentais e iconográficas das personalidade e produzir um dossiê da história da participação deles na sociedade jardinense. A proposta cumpri nosso objetivo principal de coletar dados das emoções e da experiência dos alunos com a prática de pesquisa e com a disciplina. Metodologicamente é feito por meios quantitativos e qualitativos. Com base nessa proposta,  as reflexões estabelecidas a partir desta pesquisa em andamento permitirá  perceber com na docência podemos assumir uma postura professor/pesquisador de sua própria prática e vislumbramos propor soluções para melhorar o aprendizado e interesse dos alunos em História.

Palavras-chave: Ensino de História, História Regional e Local, Padre João Maria.

Comentários

  1. O trabalho com a História local/Regional possibilita ao professor uma redução da escala de observação dos eventos históricos, ao aluno fazer uma reflexão de natureza histórica de experiências mais próximas e pontes com elementos de uma realidade passada de uma comunidade local/regional, assim como, pode proporcionar o contato com fontes locais ( no caso, a trajetória histórica de Padre João Maria Cavalcante Brito e Amaro Cavalcante, ambos da cidade de Jardim de Piranhas e figuras proeminentes nos espaços religioso e político, respectivamente), assim como da história local e do Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, ainda irá proporcionar ao aluno do Fundamental a experiência prática do fazer historiográfico dos historiadores, transformando a visão do aluno de uma disciplina que outrora foi monótona, pouco atrativa, com metodologias ainda tradicionais baseadas na memorização de datas, fatos e conceitos, para uma prática didática criativa proporcional à faixa etária da turma.

      Excluir
  2. Felipe de Aguiar Almeida26/08/2020, 16:48

    Proposta interessante! Você obtiveram alguma dificuldade enquanto organizavam os alunos para a realização desta pesquisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Felipe. O projeto não se concretizou em virtude da pandemia, mas nos primeiros encaminhamentos feitos ainda no estágio em 2019, obtive resultados satisfatórios pelo engajamento dos alunos.
      Ilana Murieli de Sousa

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos