RESUMO - ALUNOS NA SALA E ALUNOS NO CAMPO: USOS DA HISTÓRIA LOCAL E ATIVIDADE EM CAMPO COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Ilana Murieli de Sousa*
Lorena Araújo
*UFRN - E-mail: ilanamdsousa@gmail.com
O objetivo deste trabalho é discutir possibilidades de pesquisa no âmbito da História Local como atividade aplicada em turma de 6º ano, a fim de construir gradativamente uma amostra do nível de interação pessoal do aluno com a disciplina ao longo do ano letivo. Em segundo plano adotamos a monumentalização do Padre João Maria Cavalcanti de Brito e Amaro Cavalcanti na cidade de Jardim de Piranhas-RN. Ambos irmãos, nasceram na Fazenda Logradouro, nos arredores do município e construíram uma trajetória de vida de proeminência na religião e política do estado, o nome e imagem estão projetados em bustos e espalhados em nomeação de prédios públicos e praças de Jardim de Piranhas-RN, na capital e outras cidades, atos de devoção são constantes defronte ao busto do padre. Isso nos possibilita introduzir os alunos numa pesquisa para analisar a recepção desta memória pelos citadinos, levantar fontes documentais e iconográficas das personalidade e produzir um dossiê da história da participação deles na sociedade jardinense. A proposta cumpri nosso objetivo principal de coletar dados das emoções e da experiência dos alunos com a prática de pesquisa e com a disciplina. Metodologicamente é feito por meios quantitativos e qualitativos. Com base nessa proposta, as reflexões estabelecidas a partir desta pesquisa em andamento permitirá perceber com na docência podemos assumir uma postura professor/pesquisador de sua própria prática e vislumbramos propor soluções para melhorar o aprendizado e interesse dos alunos em História.
Palavras-chave: Ensino de História, História Regional e Local, Padre João Maria.
O trabalho com a História local/Regional possibilita ao professor uma redução da escala de observação dos eventos históricos, ao aluno fazer uma reflexão de natureza histórica de experiências mais próximas e pontes com elementos de uma realidade passada de uma comunidade local/regional, assim como, pode proporcionar o contato com fontes locais ( no caso, a trajetória histórica de Padre João Maria Cavalcante Brito e Amaro Cavalcante, ambos da cidade de Jardim de Piranhas e figuras proeminentes nos espaços religioso e político, respectivamente), assim como da história local e do Rio Grande do Norte.
ResponderExcluirExato, ainda irá proporcionar ao aluno do Fundamental a experiência prática do fazer historiográfico dos historiadores, transformando a visão do aluno de uma disciplina que outrora foi monótona, pouco atrativa, com metodologias ainda tradicionais baseadas na memorização de datas, fatos e conceitos, para uma prática didática criativa proporcional à faixa etária da turma.
ExcluirProposta interessante! Você obtiveram alguma dificuldade enquanto organizavam os alunos para a realização desta pesquisa?
ResponderExcluirObrigada pelo comentário Felipe. O projeto não se concretizou em virtude da pandemia, mas nos primeiros encaminhamentos feitos ainda no estágio em 2019, obtive resultados satisfatórios pelo engajamento dos alunos.
ExcluirIlana Murieli de Sousa