RESUMO - ELEIÇÕES PARA GESTÃO ESCOLAR: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA ESCOLA NORTE-RIO-GRANDENSE
Marileide de Sales*
Fredy Enrique González
*UFRN - E-mail: le3sales@hotmail.com
Esta é uma pesquisa que visa refletir sobre o desenvolvimento histórico do processo de democratização da gestão escolar na escola norte-rio-grandense. Para tanto, se faz uma reflexão autobiográfica sobre as eleições para gestão escolar de uma escola de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da rede municipal da cidade do Natal/RN, ocorrida no período 1996-2001, no qual a autora foi eleitora e candidata. O trabalho tem como referências Saviani (1997) – que mergulha nas diretrizes gerais da educação nacional, nas dimensões conceitual e filosófica do princípio da gestão democrática – e Paro (2001) é assumida a concepção de gestão escolar como mediação para a realização dos fins educativos da escola pública, espaço de uma construção social que envolve participação da comunidade escolar formada por alunos, professores, pais e funcionários. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa conforme Bicudo (2020); de natureza autobiográfica seguindo orientações de Passeggi (2020) e Ferrarotti (2014). A informação foi obtida de três fontes: testemunhal, documental e empírica. A primeira é expressa pela narrativa autobiográfica, inspirado por Abrahão (2003) da autora que recupera a história de sua participação no processo através da memória, recordações, lembranças e rememorações (cadernos de planejamento e agendas) como fonte e ferramenta de pesquisa; para a segunda, se faz apelo aos documentos oficiais relativos e finalmente, a informação empírica será obtida usando entrevistas qualitativas de pessoas participantes dos processos de eleições de gestão escolar dessa unidade de ensino de Natal, no período estudado. Todas as informações coletadas foram examinadas com a estratégia analítica de imersão e contemplação hermenêutica a partir da compreensão de González (2009). Num primeiro momento de nosso estudo, conseguimos perceber que o processo eleitoral constitui um mecanismo facilitador da materialização de propostas para gestão democrática, que encontra resistências e obstáculos nas concepções sociais tradicionais e de patrimonialismo contidas na prática diária da escola. Além disso, foi compreendido que o conhecimento profundo da legislação referente à eleição de gestores é imprescindível para a conquista da democracia na escola – o qual deu-se inicio na década de 1980 – até hoje é uma realidade nas instituições públicas escolares da cidade do Natal. Finalmente, temos a intenção de proporcionar à comunidade escolar um instrumento útil para reflexão da gestão participativa, nas dificuldades encontradas, limites e possibilidades que se apresentam no cotidiano escolar.
Palavras-chave: Gestão Democrática; Narrativa Autobiográfica; Patrimonialismo.
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