RESUMO - MEMÓRIAS DO GINÁSIO DE APLICAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE (1960-1968) NARRADAS PELOS ESTUDANTES EGRESSOS
Joelza de Oliveira Santos*
*UFS - E-mail: joelza_oliveira@hotmail.com
Esta pesquisa é uma abordagem histórica, a partir das narrativas dos estudantes egressos do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe no período compreendido entre 1960 a 1968. Os Ginásios de Aplicação foram criados para servir como campo de estágio e de experimentação pedagógica, vinculados à Faculdade Católica de Filosofia. A pesquisa tem como principal objetivo, compreender a configuração da cultura escolar no Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, através de narrativas memorialísticas de estudantes egressos, tomando com recorte temporal o período de 1960 a 1968. E está inserida no campo de estudo da História da Educação, na perspectiva da História Cultural, buscando aporte teórico em Chartier (1990), a partir dos conceitos de apropriação, representações e práticas, visando compreender o que foi rememorado por meio do discurso e das práticas culturais socialmente construídas, pautado em Bosi (1994) e Pollak (1992; 1989), quanto ao conceito de memória e identidade; Julia (2001), no que se refere à concepção de cultura escolar como categoria de análise; e em Bourdieu (2002; 2007) no tocante aos conceitos de capital cultural e reprodução cultural no campo das lutas simbólicas. Utilizou-se a metodologia da História Oral Temática, pautada em Alberti (2013; 2004), Meihy e Holanda (2013; 2015) e Meihy e Ribeiro (2011) estabelecendo relatos de memórias como fonte principal da pesquisa, sendo oito entrevistas do acervo audiovisual do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap), resultantes da execução do projeto “Percepções da realidade”: Memórias de estudantes egressos do Colégio de Aplicação (1960-1995); e oito realizadas pela autora deste trabalho. Sendo assim, o presente estudo constatou a trajetória individual de ginasianos do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (1959- 1968) que permanece guardada em suas lembranças até os dias atuais, os quais em sua maioria eram provenientes de famílias de estratos sociais mais elevados da sociedade sergipana da época. Conforme o que foi rememorado pelos ex-alunos, o que distinguiu o Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe das demais instituições de sua época foi o rigoroso acompanhamento do aluno, tornando-o reconhecido pela excelência no ensino. Logo, identificar as experiências vivenciadas ao longo das trajetórias escolares dos agentes educativos pioneiros durante o processo de consolidação desta instituição de ensino contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, atualmente denominado Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap) e as fontes do banco de memórias do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap), colaborando para a preservação da memória institucional.
Palavras-chave: Ex-alunos.Ginásio de Aplicação. História da Educação. Memórias.
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