RESUMO - DUAS AVALIAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA DISCURSIVA DA MEMÓRIA SOBRE A HISTÓRIA E A SOCIEDADE
Rudy Kohwer*
*UESB - E-mail: rudy.bresil@gmail.com
O estudo comparativo tem como objetivo a avaliação do grau de autonomia do discurso assujeitado e do discurso acional, sobre a história e a sociedade como condições de produção para o professor. Para as análises, o objeto de estudo é, portanto, duplo, isto é, o sujeito assujeitado e o sujeito pragmático. Assim, os embasamentos teóricos dizem respeito ao sujeito assujeitado pelas condições da historicização do paradigma estrutural e de acordo com a filosofia foucaultiana, e o sujeito ator pela condição social dele, de acordo com o paradigma da filosofia contemporânea da linguagem. E, os embasamentos metodológicos dizem respeito, respectivamente, a matéria histórico-social (não-discursiva) articulando a matéria linguística (discursiva) e essa última articulando a matéria não-discursiva. Os resultados das análises produzem um equilíbrio entre ambas as matérias e isso durante a prática discursiva tanto do sujeito assujeitado como do sujeito pragmático. Se a historicização do primeiro paradigma e a estruturação da sociedade quanto ao segundo paradigma produzem o equilíbrio, portanto, as conclusões são as seguintes: 1) a prática discursiva do sujeito assujeitado pela história depende também de suas ações e intenções; 2) assujeita-se a prática discursiva do sujeito pragmático por certas condições de produção, tais como as formas de vida social e histórica, orientando, assim, as ações e intenções dele. Espera-se que os resultados contribuam para atingir a uma finalidade: auxiliar na elaboração de projetos educacionais.
Palavras-chave: História; Sociedade; Memória; Discurso; Educação.
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