RESUMO - O PROTAGONISMO POLÍTICO DE MOACYR DE GÓES E A CAMPANHA DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER
Walkyria de Oliveira Rocha Teixeira*
Lenina Lopes Soares Silva
*IFRN - E-mail: walkyria.rocha@hotmail.com
Moacyr de Góes foi Secretário de Educação do município de Natal/RN, durante o governo de Djalma Maranhão, na década de 1960. A capital potiguar apresentava dificuldades em atender o quantitativo necessário de vagas no sistema educacional para albergar as demandas da população. Realidade que ensejou uma mobilização de gestores e intelectuais com o desejo de mudar o contexto social a que estava submetida quase 40% da população nordestina. Assim, a política pública “De pé no chão também se aprende a ler” foi sendo consolidada com o intuito de extirpar o analfabetismo na cidade. Desta feita, o presente trabalho tem o objetivo de identificar o protagonismo político de Moacyr de Góes na consolidação do projeto educacional materializado através das várias fases da campanha. Para tanto, busca-se enriquecer as discussões com o apoio em pensamentos e construções acadêmicas feitas por pesquisadores como Gohn (2010), Germano (2015), Fávero (1983) e FREIRE (1996), almejando sedimentar as apreciações relacionadas as principais conquistas da política pública em questão. A partir de uma abordagem qualitativa, subsidiada em pesquisa bibliográfica com análises feitas em estudos, registros históricos e documentos se apresenta as principais conquistas alcançadas nas oito fases do importante projeto educacional, implementado em Natal/RN no mandato de Djalma Maranhão.
Palavras-chave: Educação. Políticas Públicas. De pé no Chão também se aprende a ler, Moacyr de Góes.
Olá, Walkyria e Lenina, além do projeto educacional, que outras fontes vocês utilizam para pensar a implementação da política pública "De pé no chão também se aprende a ler"?
ResponderExcluirBom dia Juciene! nós recorremos a jornais que retrataram a época, livros que falaram da campanha, inclusive de testemunhas privilegiadas como Djalma Maranhão e Moacyr de Góes. O professor Willington Germano também tem produções lindas acerca do assunto. Há ainda dissertações e artigos de colegas da UFRN, principalmente, que adentraram na temática. Alguns sujeitos que vivenciaram a campanha foram entrevistados e puderam enriquecer a pesquisa com suas memórias e sentimentos.
Excluir