RESUMO - CENTRO TECNOLÓGICO DO NORDESTE (CETENE) E A FOTOGRAFIA COMO NARRATIVA VISUAL DE SUAS AÇÕES NO RIO GRANDE DO NORTE
Joilson Silva de Sousa*
Lenina Lopes Soares Silva; Marlúcia Menezes de Paiva
*IFRN - E-mail: joilsondesousa@hotmail.com
A fotografia é utilizada em pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. Nesta investigação a proposta a traz como fonte de pesquisa capaz de proporcionar narrativas visuais, extrapolando a visão do fotógrafo que registra a imagem de um fato, para a percepção do pesquisador que ali encontra indícios que podem contribuir para a construção da história de um determinado momento social e educacional. Diante disso, o presente escrito apresenta fotografias que registram fatos da atuação do Centro Tecnológico do Nordeste (CETENE) e de suas políticas de Formação de Professores da área do ensino técnico problematizando-se as possibilidades da fotografia como registro histórico capaz de contribuir para a promoção de uma narrativa histórica acerca desse espaço de formação profissional. O arcabouço teórico utiliza autores como Ciavatta (2019), Cunha (2005), Machado (2008; 2013) e Manfredi (2002) que contribuem para a compreensão do movimento histórico da educação profissional e da formação de professores para essa modalidade de ensino. A metodologia ampara-se em Nobre (2009) para o entendimento e uso da fotografia como narrativa visual, bem como em Ginzburg (1989; 2006), ícone da micro-história italiana. Como resultado, as treze fotografias de matérias jornalísticas do Jornal Diário de Natal utilizadas, apontam que entre os anos de 1968 até 1973, o CETENE pode ser descrito como um período de ações modestas no que concerne a formação de professores para o ensino técnico. Podemos concluir que o final da década de 1960 e a primeira metade dos anos de 1970, foram marcados por reuniões, visitas técnicas, ajuda financeira e ações formativas para professores do ensino técnico voltado sobretudo para os anseios do mercado de trabalho, junto a decorrentes mudanças legislativas para o exercício dessa profissão, sobretudo após a reforma do ensino de 1º e 2º graus lei n. 5.692/1971.
Palavras-chave: Fotografia; Jornal; CETENE; Formação Docente; Ensino Técnico.
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