RESUMO - ARQUIVO ESCOLAR DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY: LUGAR DE MEMÓRIA DA ESCOLA NORMAL DE NATAL (RIO GRANDE DO NORTE, 1908 – 1956)

Maria Claudia Lemos Morais do Nascimento*
Maria Inês Sucupira Stamatto
*UFRN - E-mail: claudia_lemos_@hotmail.com

Esta pesquisa analisa o arquivo do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), localizado no Estado do Rio Grande do Norte, como lugar de memória da História da Escola Normal de Natal. Propondo apresentar a partir da seguinte pergunta de partida ‘’como se produz pesquisa em história da educação?’’ os primeiros passos da pesquisa, e fontes disponíveis no acervo do arquivo escolar do instituto de educação Presidente Kennedy referente a Escola Normal. Utilizamos o conceito do historiador francês Pierre Nora (1993) para o estudo do arquivo como lugar de memória e a concepção de arquivo escolar a partir das autoras Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Iomar Barbosa Zaia, Maria Cristina Vendrameto (2005) no âmbito da pesquisa histórica. A metodologia utilizada se constituiu de visitas ao arquivo da referida instituição; investigação dos tipos documentais; averiguação do local onde o arquivo se encontra armazenado; e exame do estado do acervo. É nesse movimento que a pesquisa ganha corpo: indo aos arquivos, fazendo levantamento das fontes, interrogando os documentos, compreendendo que os documentos foram escritos em uma determinada época, abrindo sem reservas a sensibilidade para ‘ler’ as marcas dos possíveis de serem ditos naquele momento Lopes e Galvão (2001). Sobre as fontes documentais disponibilizadas no acervo do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), referente a trajetória da Escola Normal de Natal, destaco o Termo de Exames da Escola Normal do Atheneu nº 01/1908; Livro de Informações sobre a Escola Normal de 1911; Livro de Posse de 1929 a 1945 com registro dos programas da Escola Normal de Natal; Livro Registro da correspondência da Diretoria da Escola Normal de Natal; Registro de acontecimentos importantes 1958 contendo o Diário de Movimento da Escola Normal de Natal, a partir do ano de 1958, sob a diretoria de Maria Elza Fernandes Sena. Entre outras fontes de pesquisa. Tendo em vista a indagação referente ao que fabrica o historiador da educação quando faz história, destacamos a necessidade da preservação das fontes documentais para a escrita da história da educação.

Palavras-chave: História da educação; Escola Normal; Arquivo escolar; Lugar de memória.

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