RESUMO - OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE RELIGIÕES AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NOS CADERNOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO RELIGIOSO DO RIO GRANDE DO NORTE
Jane Cleide Soares Belo*
*UERN - E-mail: jane.soares_@hotmail.com
Neste trabalho, analisamos os discursos pedagógicos acerca das expressões religiosas de origens africanas, afro-brasileiras e indígenas, nos Cadernos Pedagógicos de Ensino Religioso, em seus volumes I e II (2009), referentes ao contexto da formação de professores de ER do RN. Os discursos pedagógicos contidos nos cadernos destinados para a elaboração didática nas escolas públicas do Estado estão estruturados em cinco eixos temáticos, conforme indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (1997). Na análise, ficaram explícitas as ideias de que os materiais são formulações de planos de aulas, com o objetivo de auxiliar os(as) docentes nas elaborações das aulas. As origens da organização dos materiais didáticos no RN remetem as produções de materiais anteriores, tais como a Cartilha de Deus (1981), Proposta Curricular de Ensino Religioso (1994) e os Cadernos Pedagógicos de Ensino Religioso, em seus volumes I e II (2001. 1º edição). Os Cadernos Pedagógicos (2009) foram elaborados com esse novo discurso pedagógico adotado pelo ER, enquanto atualização da primeira edição, tomando como base as atualizações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.475/97, onde o ER passou a ser entendido de modo plural e foi vedada qualquer forma de ensino proselitista. Em termos de conteúdos, os debates acerca das religiões africanas, afro-brasileiras e indígenas são lacunares nos dois cadernos. O que indicava algo sobre tal assunto no caderno II, foi um dos planos de aula do 6º ano sobre influência religiosa na formação cultural brasileira que propõe uma investigação com os alunos acerca do conhecimento deles sobre às experiências religiosas dos índios, dos negros e dos brancos. Mas, só conseguimos encontrar algo específico sobre tais temas nos anexos do material II. Referente aos indígenas, tem um pequeno texto com 4 parágrafos no anexo 5. No mesmo anexo, começa um texto sobre as religiões de origens africanas, um pouco mais extenso. O anexo 6, é composto por um parágrafo sobre a cultura afro-brasileira e em seguida um texto sobre orixás. Nele, conseguimos identificar alguns erros na escrita dos nomes de alguns Orixás, além de haver um sincretismo entre as religiões do Candomblé e Umbanda, comprometendo o entendimento de ambas as expressões religiosas. Portanto, podemos concluir que os discursos pedagógicos dos materiais didáticos analisados são escassos, no que diz respeito às práticas religiosas dos indígenas, de origens africanas e afro-brasileira, pois, além de poucos conteúdos, são errôneos. Já no que diz respeito a elaboração dos materiais, foi possível visualizar que vários profissionais da área participaram, contribuindo para a construção dos seus discursos pedagógicos.
Palavras-chave: Cadernos pedagógicos de Ensino Religioso; Discurso pedagógico; Religiões Africanas; Religiões afro-brasileiras; Religiões Indígenas.
Trabalhho muito pertinente! Há nos materiais analisados considerações sobre a história dos povos indígenas e afro-descendentes ao abordar suas manifestações religiosas e a formação social brasileira? E qual a formação dos profissionais que participaram da elaboração? Estranha que a exigência de qualificação dos autores não tenha garantido a qualidade do material elaborado.
ResponderExcluirNão. Porém acredito que deveria haver aspectos acerca da formação sócio-histórica do país no contexto do período colonial, porque a nação naquele período foi constituída ao menos pelas religiões cristãs, indígena e africanas. Assim sendo, tais expressões de fé tiveram sua importância.
ExcluirA elaboração dos materiais didáticos foram realizados pela comissão do Ensino Religioso que era composta por diversas equipes como catequéticos, ecumênicos, técnicos e ideológicos.
A qualidade do material elaborado não foi satisfatória porque os profissionais que o construíram não tinha formação na Ciências da religião, consequentemente, conservavam uma visão catequética e unilateral do fenômeno religioso.
Atenciosamente, Jane Belo.
"O anexo 6, é composto por um parágrafo sobre a cultura afro-brasileira e em seguida um texto sobre orixás. Nele, conseguimos identificar alguns erros na escrita dos nomes de alguns Orixás, além de haver um sincretismo entre as religiões do Candomblé e Umbanda, comprometendo o entendimento de ambas as expressões religiosas." Eu estou muito ansioso para ler teu trabalho completo! Muito bom teu trabalho! Principalmente por esse trecho o qual acho muito pertinente porque são religiões diferentes, mas muitos livros didáticos tratam como se tudo fosse uma coisa só, e não é. Assim como o cristianismo que tem infinitos ramos.
ResponderExcluirJosé Luiz Xavier Filho
Isso mesmo! Tal concepção sincrética entre as religiões afro-brasileiras e africanas revelam o desconhecimento acerca dessas religiões e grupos étnicos. Então é bom lembrar que há sim várias diferenças entre elas, exemplo: o Candomblé tem sua origem em diversos povos africanos e cultuam principalmente os Orixás e Vodus. Já a Umbanda é autenticamente brasileira e contém aspectos da religião católica, indígenas e africanas.
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