RESUMO - APONTAMENTOS INICIAS DA HISTÓRIA DA FEDERAÇÃO DE SINDICATOS DE TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL [FASUBRA] (1978-2006).

Viviane Freitas*
Carlos Bauer
*UNINOVE - E-mail: vivi_freitas13@yahoo.com.br

A presente proposta de comunicação tem como objetivo levantar alguns aspectos do processo de fundação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), que se deu em 1978, imbricado num período sabidamente conturbado da história nacional, trazendo à tona alguns elementos que podem ser considerados como atos conscientes de resistência política e social diante das asperezas impostas pela ditadura civil-militar. Serão apresentados dados preliminares da pesquisa que também objetiva, estudar numa perspectiva história a FASUBRA até 2006, ano em se deu o término do primeiro mandato de Luís Inácio Lula da Silva à frente da presidência da República. Lembrando que esse é um momento de características inusitadas, com amplas repercussões e disjuntivas no interior dos movimentos populares e sociais, da juventude e dos sindicatos combativos atuantes no Brasil contemporâneo.
A escolha dessa periodização traz à tona, em seus marcos temporais, dois instantes históricos diretamente opostos, a saber: a ousadia dos trabalhadores das universidades públicas brasileiras se colocarem em movimento pela unificação da categoria, em plena vigência da ditadura civil-militar e os desafios que se colocaram para aqueles que, no período da chamada transição democrática, haviam se dedicado de forma denodada pela consolidação e o fortalecimento da liderança de Lula, ter que, nos anos subsequentes, enfrentá-lo, questionar o seu governo e colocar os projetos políticos, sociais e educacionais da entidade em primeiro plano.
A pesquisa é de natureza qualitativa, priorizando os sujeitos que atuavam nas universidades públicas brasileiras ao longo do período estudado e participaram da urdidura da história da FASUBRA. Adotamos os marcos teóricos, os postulados do materialismo histórico dialético e os autores preocupados em interpretar criticamente os principais aspectos da história da educação, do associativismo e do sindicalismo dos trabalhadores em educação e das políticas educacionais contemporâneas. As fontes orais deverão ser enriquecidas com o uso de fotografias, jornais, panfletos, teses congressuais e demais documentos internos da entidade que possam colaborar com o constructo geral da presente proposta de estudo histórico educacional.  


Palavras-chave: FASUBRA; História da educação; Sindicalismo docente; Disputas sindicais; Governo Lula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos