RESUMO - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO COLÉGIO DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XVI

Amanda Vitor Dourado*
Amanda Malheiros Pereira
*UEM - E-mail: amandav.dourado@gmail.com

Este estudo tem como finalidade analisar a implantação do colégio de São Sebastião do Rio de Janeiro, localizado na região da Baía da Guanabara. Para isso, adotou-se a metodologia bibliográfica e documental, no qual foram analisados artigos, cartas jesuítas e escritos de Serafim Leite (1890—1969). A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender como se deu a organização do ensino nos primórdios da educação brasileira para que possamos refletir sobre o passado, presente e o futuro dentro da perspectiva da ruptura e da continuidade. Os resultados apresentam que houve intensos conflitos, na Baía da Guanabara, e que significou o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro e a instauração da instituição escolar.  As discussões possibilitam refletir sobre a área da história e historiografia da educação, o que por sua vez, permeia as investigações históricas sobre os fenômenos educativos escolares, a estrutura do Colégio e os conteúdos que eram lecionados pelos padres jesuítas aos seminaristas que cumpririam a função de transmitir a fé católica e ensinar as crianças indígenas. A alfabetização e os ensinamentos religiosos dos meninos nativos eram primordiais para desenvolver o hábito da leitura da bíblia e converter o gentio a fé cristã e acontecia nas casas de bê-á-bá. Considera-se que a colonização do Rio de Janeiro só foi possível devido duas vertentes: Coroa Portuguesa e Igreja Católica. Enquanto a administração portuguesa pretendia expandir seus territórios e se beneficiar dos produtos oferecidos pelas novas localidades que iam sendo encontradas, a ação dos padres jesuítas eram de expansão do cristianismo que havia sofrido repressão pelo protestantismo.

Palavras-chave: Educação; História da Educação; organização do ensino; padres jesuítas; indígenas.

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