RESUMO - NÍSIA FLORESTA E A EDUCAÇÃO FEMININA NO BRASIL (SÉCULO XIX)
Allcydet Andreza Pereira Jota*
Olivia Morais de Medeiros Neta; Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto
*UFRN - E-mail: allcyjota@gmail.com
A Norte-rio-grandense Dionísia Gonçalves Pinto, mais conhecida por Nísia Floresta, é grafada na historiografia pelas ações à educação feminina, no Brasil do século XIX. Neste contexto, a educação escolar destinada às mulheres era privilégio de uma pequena parcela das mulheres, ou seja, as que eram oriundas de famílias abastardas. Considerando que Nísia Floresta, neste período, escreveu livros, artigos para jornais e fundou um Colégio para meninas no Rio de Janeiro, o Colégio Augusto, objetivamos discutir a atuação e as ideias de Nisia Floresta à educação feminina no Brasil. Por tal, este estudo insere-se na interface da história da educação e história das mulheres. Jornais, impressos pedagógicos, escritos de Nísia Floresta e leis se constituem enquanto fonte de pesquisa. O Colégio Augusto tinha como bandeira equiparar a educação de meninos e meninas, sendo esta as ideias recorrentes no escritos de Nísia Floresta. Deste modo, conhecer esta intelectual é conhecer como se deu a história da educação feminina no Brasil e as lutas travadas para que homens e mulheres tivessem acesso a esta.
Palavras-chave: Educação feminina. História das mulheres. Nísia Floresta.
É fascinante ter como objeto de estudo uma mulher tão incrível quanto foi Nísia Floresta! Parabéns! Gostaria de saber como vocês irão construir esse trabalho, será uma abordagem semelhante a que Sidney Chalhoub fez em "Machado de Assis historiador?", ou seja, usando tanto dados biográficos de Machado em relação as suas obras e atuação profissional? Se sim, ou não, gostaria que vocês comentassem sobre.
ResponderExcluirKrishna Luchetti
Allcydet, a trajetória histórica de Nísia Floresta é singular, sobretudo pelo incentivo da figura do pai a ter contato com a cultura europeia, com as ideias do liberalismo. Se desdobrarmos algumas das noções liberais, no século XIX, teremos: defesa dos direitos civis, direitos humanos, igualdade de gênero e igualdade racial dentre outras. Em hipótese, ser educada com acesso aos entendimentos acima, pode ter pavimentado um caminho diferenciado para a construção de uma mulher que defendia outra educação para as mulheres de seu tempo, assim como sua trajetória é marcada pela contribuição no campo do pensamento, lugar do masculino, visto que muito de seus escritos eram assinados com pseudônimos. Você pode comentar mais sobre Nísia Floresta, dando ênfase aos jornais em que a personagem escreve e suas matérias? Juciene Andrade
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