RESUMO - BLOCOS LÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA POR PROFESSORES POTIGUARES: UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DESSE ENSINO

Tiely Virginio da Hora Lima*
Liliane dos Santos Gutierre
*UFRN - E-mail: tielyvirginio@gmail.com

Nesta pesquisa de Iniciação Científica (IC) tratamos de um estudo sobre a influência da História da Educação Matemática em professores que ensinam ou ensinaram Matemática no Rio Grande do Norte. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o Movimento da Matemática Moderna (MMM), que teve grande influência sobre o ensino da Matemática no Brasil,no início dos anos 1960,acrescentando ao currículo escolar a teoria dos conjuntos, lógica e o estudo das estruturas algébricas fundamentais, dentre outros assuntos que eram estudados na Universidade (GUTIERRE, 2016).  Zoltan Paul Dienes (1916-2014) contribuiu com professores, inclusive brasileiros, durante o período em que esse MMM foi considerado fracassado, uma vez que apresentou/idealizou os Blocos Lógicos (material didático composto por 48 peças de diferentes cores, formatos e espessuras, utilizado no ensino de noções de conjuntos) (DALCIN; SILVA 2014).Posto isto,mobilizando elementos da História Oral (HO), investigamos se professores que ensinaram/ensinam matemática no Rio Grande do Norte conheceram o Movimento da Matemática Moderna (MMM) e suas consequências para o ensino e se eles utilizaram os Blocos Lógicos.Lançamos mão desses elementos da História Oral para constituir narrativas. Garnica e Souza (2012) dizem que elas são apresentadas como uma forma de exteriorização de sentimentos, representações necessárias para a percepção de si e para a consideração de possibilidades de mudanças, assim, o sujeito constitui-se como ser histórico no momento em se narra. Sobre os elementos de HO na Educação Matemática, de acordo com Garnica (2014), a transcrição é o primeiro momento de transformação da narrativa oral em texto escrito e a textualização como sendo os momentos subsequentes em que o texto escrito é refinado pelo pesquisador, mantendo as características principais do modo de dizer do depoente, organizando o depoimento de acordo com as intenções da pesquisa. Ao total tivemos 11 entrevistas realizadas, destas entrevistas, temos que, os entrevistados conheciam os Blocos Lógicos, o utilizavam, porém tal conhecimento não era com base no Movimento no qual o material foi idealizado. Outro ponto que vale destacar, é a visão que os entrevistados têm em relação ao uso de materiais concretos, pois mesmo que alguns deles não tivessem acesso a esses materiais, eles produziam os próprios a partir de materiais reciclados, possibilitando assim um modo de facilitar a aprendizagem de matemática aos estudantes, objetivo também do uso dos Blocos Lógicos. Por fim, por meio dessa pesquisa, pudemos analisar relatos de pessoas que ensinaram/ensinam matemática, trazendo uma perspectiva e um olhar diferente para a nossa prática, enquanto professores em formação.

Palavras-chave: História Oral; MMM; Blocos Lógicos.

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