Confira os resumos dos trabalhos do Eixo Temático 2 "Instituições escolares e política educacional"
> UMA HISTÓRIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO PELA TOPONÍMIA NO SEGUNDO GOVERNO DE JOAQUIM FERREIRA CHAVES (RIO GRANDE DO NORTE, 1914-1920)
> HISTÓRIA DO CENTRO DE ENSINO DE 2º GRAU PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA (1974-1985)
> REPRODUZIR, MAS LUTAR! VIVÊNCIAS NECESSÁRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
> PERCURSOS PARA INSTITUCIONALIZAÇÃO E USO DE METODOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
> OS DESAFIOS DA ESCOLA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE
> A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES GEOMÉTRICOS E O GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
> A MEMÓRIA FEMININA PRESENTE NAS FACHADAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAJAZEIRAS – PB (1969-1999)
> A PEDAGOGIA DA PRESENÇA NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO
> A HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL NO BRASIL: PERÍODO COLONIAL
> DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE POSSIVELMENTE IREMOS: ANÁLISE DO PROGRAMA NOVOS CAMINHOS
> O ENSINO DE HISTÓRIA E CARTOGRAFIA: O USO DE MAPAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
> PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA EM MOSSORÓ-RN (2015-2017): UM ESTUDO INTERPRETATIVO DA EVASÃO DE JOVENS E ADULTOS
> ENTRE A ESCOLA E O LAR: O PROGRAMA DE ENSINO DA ESCOLA DOMÉSTICA DONA JÚLIA, CUIABÁ-MT- 1946-1947
> LIÇÕES DE COISAS NO GRUPO ESCOLAR QUINTINO BOCAIÚVA EM SANTA CRUZ/RN: O QUE NOS REVELAM OS DIÁRIOS DE CLASSES DAS PROFESSORAS (1909 A 1931)
> POLITICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT), VOLTADAS PARA DIVERSIDADE E INCLUSÃO: À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - ENTRE 1995-2006
> “INFRATORES DA DISCIPLINA ESCOLAR”: CASOS DE RESISTÊNCIAS E SILENCIAMENTOS NO GRUPO ESCOLAR FELIPPE CAMARÃO
> AUTORIDADE OU AUTORITÁRIO? REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
> A FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
> FESTAS ESCOLARES DO GRUPO ESCOLAR SENADOR GUERRA DURANTE A ERA VARGAS (1940-1946)
> ENTRE A FILANTROPIA E O PODER LOCAL: COLÉGIO SALESIANO DO RECIFE
> IDEÁRIOS, RITOS E CULTURA ESCOLAR EM TEMPOS DE DITADURA NO GINÁSIO INDUSTRIAL DE PETROLINA
> O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CÁRCERE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
> AS REFORMAS CONSTITUCIONAIS NA EDUCAÇÃO DESDE A DÉCADA DE 1980.
> EDIFICANDO CORPOS ÚTEIS: ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DA PARAÍBA E O PROCESSO DE ALISTAMENTO DE MENORES “POR BEM OU POR FORÇA” NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
> ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA E MEDICINA VETERINÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO AGRÍCOLA (1909 - 1930)
> A ESCOLA CENTRAL DE MACEIÓ: UM PROJETO DA INTELECTUALIDADE PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE MENINOS NEGROS NA PROVÍNCIA DAS ALAGOAS (1887-1893)
> OS DESAFIOS DA ESCOLA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE
> AS PROPOSTAS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA POLÍTICA NEOLIBERAL
> A OFERTA DA EDUCAÇÃO DOMÉSTICA NOS IMPRESSOS SERGIPANOS – IMPÉRIO E REPÚBLICA.
> A HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO
> O HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL E O CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
> ELEIÇÕES PARA GESTÃO ESCOLAR: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA ESCOLA NORTE-RIO-GRANDENSE
> O GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SEU PROFESSORADO (1911)
> CUNDINAMARCA-COLÔMBIA, CENÁRIO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS NOS ANOS 1950-1970
> NAS PÁGINAS DE “O LEGENDÁRIO”: A DOCÊNCIA FEMININA E O COTIDIANO ESCOLAR NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL.
> INSPEÇÃO E EXPANSÃO ESCOLAR: AS MUDANÇAS OCORRIDAS DURANTE A EXPANSÃO ESCOLAR DO RIO GRANDE DO NORTE (1930-1945)
> FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO RELIGIOSO EM NATAL - RN
> O PROCESSO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, VISTO PELA PERSPECTIVA EDUCACIONAL DUALISTA
> A PEDAGOGIA DA PRESENÇA NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO
> OS MECANISMOS DE CONTROLE DE CORPOS E MENTES UTILIZADOS NA GESTÃO DE JEREMIAS PINHEIRO DA CÂMARA FILHO À FRENTE DA ESCOLA INDUSTRIAL DE NATAL (1939-1954)
> A PRESENÇA DA CULTURA FÍSICA NA SELEÇÃO DE MENORES PARA A ESCOLA APRENDIZES DE MARINHEIROS DA PARAÍBA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
> GRUPO ESCOLAR JOSÉ EMÍLIO DE AGUIAR (O “BALANÇA”): UMA HISTÓRIA INSTITUCIONAL A PARTIR DE SUA ARQUITETURA (COROMANDEL-MG, 1961-71)
> POLÍTICAS PÚBLICAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR
> POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE UM GOVERNO BOLSONARISTA
> A EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE O SEGUNDO GOVERNO DE ANTONIO JOSÉ DE MELLO E SOUZA, 1920 A 1923
> INFLUÊNCIAS POLÍTICAS NA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO GRUPO ESCOLAR LUIZ GONZAGA – PENDÊNCIAS/RN (1931-1952)
> “UM NINHO DE ALMAS FORTES E DESTEMIDAS”: A MATÉRIA DE EDUCAÇÃO SOCIAL E SUA FUNÇÃO ENUNCIATIVA NA ESCOLA DOMÉSTICA (NATAL, 1911-1945)
> APONTAMENTOS INICIAS DA HISTÓRIA DA FEDERAÇÃO DE SINDICATOS DE TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL [FASUBRA] (1978-2006)
> A PEDAGOGIA DA PRESENÇA NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO
> A EDUCAÇÃO A SERVIÇO DA PÁTRIA: O PROCESSO DE PEDAGOGIZAÇÃO DO CANTO ORFEÔNICO
> TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS DA EDUCAÇÃO E SEU IMPACTO NO ENSINO DE HISTÓRIA
> PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE POTIGUAR: A HABILITAÇÃO DE PROFESSORES NO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO E O PROJETO LOGOS II NO RN (1976 -1986)
Qual a importância das políticas públicas para a efetivação de uma educação de qualidade para todos em nosso país?
ResponderExcluirELLEN PESSOA
Qual a importância das políticas públicas para a efetivação de uma educação de qualidade para todos em nosso país?
ResponderExcluirELLEN PESSOA