Confira os resumos dos trabalhos do Eixo Temático 1 "História e historiografia da educação"
- REVISTA SOM: FONTE PARA ANÁLISE DO ENSINO DE MÚSICA E DA PRODUÇÃO MUSICAL (RIO GRANDE DO NORTE, 1936-1949)
- AS DISCIPLINAS HUMANÍSTICAS E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NA ETFRN (1968-1985)
- ESCOLAS RURAIS DE SÃO JOÃO DO SABUGI/RN (1954)
- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E OS REPOSITÓRIOS DE HISTÓRIA ORAL NO BRASIL
- A EDUCAÇÃO FEMININA EM MORRINHOS-GO NOS ANOS DE 1962 – 1971: UM IDEAL DE MULHER
- EU SOU ALFABETIZADORA: UMA HISTÓRIA AUTOBIOGRÁFICA DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL
- O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
- O HISTORIADOR DA EDUCAÇÃO E SEU OFÍCIO
- PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DA MÚSICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL DOS SÉCULOS XVI-XVII: A CATEQUIZAÇÃO AMERÍNDIA PELOS JESUÍTAS SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- HISTÓRIA NARRADA: MEMÓRIAS DE PROFESSORES DO NORTE GOIANO ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 A 1990
- AS SALAS MULTISSERIADAS COM ÊNFASE NO ENSINO DE MATEMÁTICA
- HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA OU OBJETO DE PESQUISA NAS REVISTAS NA ÁREA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE TEXTO E CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO
- CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES E EGRESSOS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SOBRE PRODUTOS EDUCACIONAIS
- A VISÃO DA IMPRENSA SOBRE A EDUCAÇÃO NO REGIME MILITAR
- MEDIAÇÃO EM PATRIMÔNIO HISTÓRICO
- O QUILOMBO NO BRASIL: O TERRITÓRIO E OS DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO
- ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA: NARRATIVA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO RIO GRANDE DO SUL
- A DISCIPLINA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
- “ENSINAR HISTÓRIA COMO SE FAZ HISTÓRIA”: REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR MEIO DO MÉTODO HISTÓRICO PARTINDO DE PROCESSOS CRIMINAIS E QUESTÕES DE GÊNERO
- BREVE RECORTE HISTÓRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UFRN
- ARQUIVO EXTENSIONISTA CEMAR/UFOP: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (1997-2008)
- O ENGENHO RIACHO DO MEIO: A CONSTRUÇÃO DAS FONTES PARA O ESTUDO HISTÓRICO DE UM UNIVERSO DE PESQUISA
- O COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS E A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS AGRÍCOLAS AO LONGO DE OITO DÉCADAS
- ELEMENTOS DE UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DE CEARÁ-MIRIM
- MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE NO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES/MEC
- O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB) COMO OBJETO DE PESQUISA: ANÁLISE E INFERÊNCIAS A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
- A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PROFHISTÓRIA EM ARAGUAÍNA-TO (UFT)
- REFLEXÕES SOBRE O NEGRO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- TÁTICAS E ESTRATÉGIAS NA ESCOLA REGENTE FEIJÓ, FAXINAL DOS TROJAN, MALLET/PR (1965-1992)
- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (2014-2018)
- ANÁLISE DO ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS DO INSTITUTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE: “ESCOLA NORMAL”
- MEMÓRIAS DO GINÁSIO DE APLICAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE (1960-1968) NARRADAS PELOS ESTUDANTES EGRESSOS
- CENTRO TECNOLÓGICO DO NORDESTE (CETENE) E A FOTOGRAFIA COMO NARRATIVA VISUAL DE SUAS AÇÕES NO RIO GRANDE DO NORTE
- HISTÓRIA (AS) DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
- O PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: COMO SE ESCREVE ESSA HISTÓRIA?
- OS REPOSITÓRIOS DIGITAIS E A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- REFLEXOS DAS MEMÓRIAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NO ACAMPAMENTO CHESF (1949-1985)
- NOTAS DE UM ARQUIVO DE MEMÓRIAS, O PROCESSO FORMATIVO E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
- A HERMENÊUTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- GRUPO ESCOLAR BARÃO DO RIO BRANCO: MEMÓRIA, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SÉCULO XX
- A MATEMÁTICA NA HISTÓRIA DO ENSINO EM TEMPO INTEGRAL NO RIO GRANDE DO NORTE: ALTERAÇÕES E PERMANÊNCIAS
- ARQUIVO ESCOLAR DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY: LUGAR DE MEMÓRIA DA ESCOLA NORMAL DE NATAL (RIO GRANDE DO NORTE, 1908 – 1956)
- OS VESTÍGIOS DE MEMÓRIA NA FREQUÊNCIA DO RÁDIO: O MEB E SUAS RELEITURAS ATUAIS
- FILOSOFIA NO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL DA PRIMEIRA REPÚBLICA
- VESTÍGIOS ESCOLARES: UMA EXPOSIÇÃO SOBRE A CULTURA ESCOLAR
- QUAL PERFUME EXALA A ROSA? CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO FEMININA NO PERIÓDICO RECREATIVO “A ROSA” (1857)
- MUSEUS VIRTUAIS E POSSIBILIDADES DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- CURRÍCULOS DE HABILITAÇÕES DO ENSINO DE 2° GRAU NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ENTRE 1971 E 1996
- HISTÓRIA DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO BRASIL E OS INTERESES POLÍTICOS DA ERA VARGAS (1930-1945): BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
- A FRENTE DE EDUCAÇÃO POPULAR DO RIO GRANDE DO NORTE E A EXPANSÃO DA CAMPANHA DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER (1963-1964)
- O CURSO DE HISTÓRIA DA UFU PELOS SEUS CURRÍCULOS (1964-2017)
- FOTOGRAFIAS ESCOLARES: REPRESENTAÇÕES DO JARDIM DE INF NCIA MODELO DE NATAL (1953-1965)
- PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ESTADO DA ARTE A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (SBHE) E DA REVISTA HISTEDBR ON LINE (UNICAMP) (2013-2015)
- A IMPLANTAÇÃO DA LEI Nº 5.692/1971 NO RIO GRANDE DO NORTE
- PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA ACERCA DA HISTÓRIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE NATAL: O QUE FOCALIZAM OS ESTUDOS?
- BLOCOS LÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA POR PROFESSORES POTIGUARES: UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DESSE ENSINO
- A PRODUÇÃO INTELECTUAL DO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
- DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PESQUISA HISTÓRICA NO TRABALHO COM FOTOGRAFIAS ESCOLARES
Lembrando que as inscrições geral e em minicurso do IV COHISME-RN estão sendo realizadas pelo Sigaa (clique aqui).
Comentários
Postar um comentário