Confira os resumos dos trabalhos do Eixo Temático 3 "Intelectuais e projetos educacionais"
> SEVERINO BEZERRA E SUA TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE: DE NORMALISTA À CRIAÇÃO DO COLÉGIO DOM PEDRO II (1908-1929)
> IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ANÍSIO TEIXEIRA E O PLANEJAMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR NAS DÉCADAS DE 1930 A 1960
> ROBERTO MANGE, O IDORT E A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO – SÃO PAULO (1931-1956)
> ANTÔNIO DE SOUSA E A EDUCAÇÃO POTIGUAR NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)
> A HISTÓRIA DE VIDA E MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL (1964 - 1985)
> CEM ANOS COM FLORESTAN FERNANDES E OS ENTRAVES PARA CONQUISTA DA EDUCAÇÃO OMNILATERAL
> PROTÓTIPO DE SOFTWARE EDUCATIVO “ROTA DA MEMÓRIA” - UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
> ALUNOS NA SALA E ALUNOS NO CAMPO: USOS DA HISTÓRIA LOCAL E ATIVIDADE EM CAMPO COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
> MANOEL DANTAS, FOTÓGRAFO E DIRETOR DE INSTRUÇÃO PÚBLICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM PRETÓRIA
> VIAGENS PEDAGÓGICAS E O ENSINO TÉCNICO NO BRASIL (1923-1946)
> MULHERES DO PROGRESSO: O IDEÁRIO HIGIENISTA DE NESTOR LIMA EM MANCHETES DA REVISTA PEDAGOGIUM
> AS IDEIAS DE RUI BARBOSA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL (1879 – 1889): ENTRE O INDUSTRIAL, O POPULAR E A NAÇÃO
> RACISMO E DIREITO AO CORPO: UM DEBATE NA ESCOLA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUB PROJETO HISTÓRIA
> OS INTELECTUAIS E A ESCRITA DA EDUCAÇÃO POTIGUAR NA REVISTA PEDAGOGIUM (1921 – 1927)
> DEMARCAR, EDUCAR, FISCALIZAR: A CARTOGRAFIA EDUCACIONAL PARELHENSE E A BUSCA POR UM SERTÃO LETRADO.
> NESTOR LIMA E A INSTITUIÇÃO DO DIA DO PROFESSOR NO BRASIL
> MULHER, PROFESSORA E POETISA: POR UMA ESCRITA DE SI DE ANAYDE BEIRIZ NA PARAÍBA DO SÉCULO XX
> O EXERCÍCIO DA MONITORIA DE CIÊNCIAS HUMANAS NA ESCOLA PÚBLICA
> ENTRE ESCRITAS, PESQUISAS, REVISTAS E DISSERTAÇÃO: TRAJETÓRIA INTELECTUAL DA PROFESSORA MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA DE CARVALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (1974-1995)
> AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE DOM ANTONIO SOARES COSTA
> LEGITIMAÇÃO INTELECTUAL NA PRODUÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EDUCACIONAL: ATORES, AUTORES E IDEIAS (1924-1928)
> DUAS AVALIAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA DISCURSIVA DA MEMÓRIA SOBRE A HISTÓRIA E A SOCIEDADE
> OLHOS DA CIDADE: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DOS ESCRITOS FEITOS POR LUÍS DA CÂMARA CASCUDO EM O DIÁRIO DE NATAL (1948-1960)
> O PROTAGONISMO POLÍTICO DE MOACYR DE GÓES E A CAMPANHA DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER
Comentários
Postar um comentário