RESUMO - VIAGENS PEDAGÓGICAS E O ENSINO TÉCNICO NO BRASIL (1923-1946)

Ísis de Freitas Campos*
Sandra Maria de Assis; Olivia Morais de Medeiros Neta; Beatriz de Lima Isidoro
*UFRN - E-mail: isiscamps@yahoo.com.br

O   objetivo   deste   texto   é   inventariar  viagens   pedagógicas   ao   exterior financiadas   pelo   governo   brasileiro   entre   os   anos   de   1923   e   1946   com finalidades   relativas   à   estruturação   do   ensino   técnico   brasileiro,   àquele momento  visto   como   essencial   à   modernização   do   país.   O   recorte   inicial refere-se às ações do Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico e o final   à   criação   da   Comissão   Brasileira-Americana   de   Ensino Industrial (CBAI). Os conceitos de viagens pedagógicas (VIÑAO FRAGO, 2007; CUNHA,   2012)  e   ensino   técnico   (FONSECA,   1961;   MANFREDI,   2002; PEDROSA, 2014) corroboram para a análise de fontes como relatórios, jornais, fotografias e artigos publicados por agentes que realizaram as viagens. Foram inventariadas viagens à Europa e América com propósito de participação em congressos, como o Congresso Internacional de Ensino Profissional realizado em Berlim, em 1936, e/ou de visitas técnicas, como à Alemanha, França, Suíça e Estados Unidos da América.  Da consulta às fontes, depreende-se a importância das viagens, inicialmente como observatório das experiências de ensino técnico no exterior e, posteriormente, para a adoção dos modelos que seriam utilizados na reforma do ensino profissional e técnico que o governo brasileiro implantou na década de 1940. As viagens, seus partícipes, objetivos e resultados obtidos, seguindo uma cronologia construída dentro dos critérios estabelecidos pela gestão da Superintendência do Ensino Industrial, e, mais tarde, do Ministério da Educação e Saúde Pública, a quem esteve subordinadaa referida Superintendência no período posterior a 1930, revelam o protagonismo de importantes agentes na constituição do novo ensino industrial brasileiro. O estudo contribui   com   o   campo   da   história   da   educação   profissional, asseverando a circulação de ideias e modelos para o ensino técnico no Brasil.

Palavras-chave: Viagens pedagógicas. Ensino Técnico. Intelectuais.

Comentários

  1. Quem eram esses sujeitos viajantes? Que lugares eles ocupavam e que contribuiram para a sua escolha nessa missão pedagógica?

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  2. Olá, como partiu seu interesse em relatar sobre as viagens pedagógicas e o ensino técnico no Brasil?

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  3. Olá, a partir da CBAI, quais os modelos norte-americanos foram incorporados ou adaptados às Escolas Ténicos Industriais? Quem ou quais foram esses agentes que tiveram protagonismo na organização do (novo) ensino industrial brasileiro? Historicamente, quais ideias que circularam/transitaram nesse universo vinculadas a noção de modernização do país?

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  4. Cintia Chagas Rodrigues26/08/2020, 21:22

    Olá! Qual o real interesse por trás de se utilizar modelos externos para a reforma do ensino técnico brasileiro? Foi, de fato, apenas para fazer frente à modernização pela qual o país passava? O contexto brasileiro foi observado no ato da reforma do ensino profissional e técnico, ancorada nas observações das viagens pedagógicas?

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