RESUMO - DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PESQUISA HISTÓRICA NO TRABALHO COM FOTOGRAFIAS ESCOLARES
Wigna Maria Macêdo Oliveira Nascimento*
Sara Raphela Machado de Amorim
*UERN - E-mail: wignamacedo@hotmail.com
Discutir os desafios e possibilidades da pesquisa histórica, a partir do uso de fotografias escolares, é o horizonte desta proposta. A partir das experiências na Iniciação Científica, bem como reflexões realizadas no plano de atividades “estudos iconográficos: representações de culturas escolares e práticas educativas”, analisamos aspectos referentes à investigação com base no uso de registros fotográficos. Refletimos acerca das dificuldades e possíveis caminhos que surgiram a partir desta escolha metodológica, que tornou-se viável pelo acesso ao arquivo do Educandário Nossa Senhora das Vitórias (1927), situado no município de Assú/RN. Além da busca no acervo da referida escola, dialogamos com memorialistas locais na busca por outros registros, o que nos permitiu coletar novas fontes que foram essenciais para a realização deste estudo. Os desafios materializaram-se, portanto, desde a reunião de tais materiais, até a construção de sentidos e significados perante um corpus documental tão diversificado. Mesmo cientes da heterogeneidade da produção de fontes documentais no interior de uma instituição escolar, centramo-nos na pesquisa a partir de fontes iconográficas, por entendermos que, no início do século XX, o ato de registrar o cotidiano por meio de fotografias não era algo acessível à todas as instituições educacionais. Com esta compreensão, analisamos imagens que retratam desde situações escolares cotidianas até festividades escolares e/ou cívicas. Dentre as conjecturas sobre o que foi registrado e/ou guardado, trilhamos um caminho na compreensão a aproximação com o tempo não vivido e a complexidade do cotidiano de uma instituição escolar. Concluímos ressaltando que a análise da materialidade da fotografia nos permitiu a apreensão de aspectos que possivelmente não se tornassem viáveis por meio de outros registros documentais oficiais.
Palavras-chave: Pesquisa histórica; Fotografias; Arquivos Escolares; História das Instituições escolares.
Wigna,
ResponderExcluirDurante a execução da Iniciação Cientifica, houve mais dificuldades e/ou mais facilidades durante a pesquisa? Quais foram as barreiras superadas?
Especificamente sobre o acesso ao Educandário Nossa Senhora das Vitórias, houve algum impedimento de visitar o local, em algum momento da realização da pesquisa?
Olá, pessoal! Que acervo e fontes ricas! As fontes iconográficas para a construção das pesquisas em história da educação não são tão recorrentes. Dito isto, gostaria que vocês pudessem comentar que metodologias utilizaram para análise destas fontes e quais apreensões puderam fazer a partir dessa investigação.
ResponderExcluirObrigada desde já.
Boa tarde
ResponderExcluirGostaria de saber se, a partir do material levantado, vocês conseguiram perceber detalhes, representações ou arranjos comuns para as fotografias?
Att.
Jessica Caroline de Oliveira