RESUMO - DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PESQUISA HISTÓRICA NO TRABALHO COM FOTOGRAFIAS ESCOLARES

Wigna Maria Macêdo Oliveira Nascimento*
Sara Raphela Machado de Amorim
*UERN - E-mail: wignamacedo@hotmail.com

Discutir os desafios e possibilidades da pesquisa histórica, a partir do uso de fotografias escolares, é o horizonte desta proposta. A partir das experiências na Iniciação Científica, bem como reflexões realizadas no plano de atividades “estudos iconográficos: representações de culturas escolares e práticas educativas”, analisamos aspectos referentes à investigação com base no uso de registros fotográficos. Refletimos acerca das dificuldades e possíveis caminhos que surgiram a partir desta escolha metodológica, que tornou-se viável pelo acesso ao arquivo do Educandário Nossa Senhora das Vitórias (1927), situado no município de Assú/RN. Além da busca no acervo da referida escola, dialogamos com memorialistas locais na busca por outros registros, o que nos permitiu coletar novas fontes que foram essenciais para a realização deste estudo. Os desafios materializaram-se, portanto, desde a reunião de tais materiais, até a construção de sentidos e significados perante um corpus documental tão diversificado. Mesmo cientes da heterogeneidade da produção de fontes documentais no interior de uma instituição escolar, centramo-nos na pesquisa a partir de fontes iconográficas, por entendermos que, no início do século XX, o ato de registrar o cotidiano por meio de fotografias não era algo acessível à todas as instituições educacionais. Com esta compreensão, analisamos imagens que retratam desde situações escolares cotidianas até festividades escolares e/ou cívicas. Dentre as conjecturas sobre o que foi registrado e/ou guardado, trilhamos um caminho na compreensão a aproximação com o tempo não vivido e a complexidade do cotidiano de uma instituição escolar. Concluímos ressaltando que a análise da materialidade da fotografia nos permitiu a apreensão de aspectos que possivelmente não se tornassem viáveis por meio de outros registros documentais oficiais.

Palavras-chave: Pesquisa histórica; Fotografias; Arquivos Escolares; História das Instituições escolares.

Comentários

  1. Bruna Liana Teza Canarin16/08/2020, 12:02

    Wigna,
    Durante a execução da Iniciação Cientifica, houve mais dificuldades e/ou mais facilidades durante a pesquisa? Quais foram as barreiras superadas?
    Especificamente sobre o acesso ao Educandário Nossa Senhora das Vitórias, houve algum impedimento de visitar o local, em algum momento da realização da pesquisa?

    ResponderExcluir
  2. Isabela da Silva Ferreira25/08/2020, 23:39

    Olá, pessoal! Que acervo e fontes ricas! As fontes iconográficas para a construção das pesquisas em história da educação não são tão recorrentes. Dito isto, gostaria que vocês pudessem comentar que metodologias utilizaram para análise destas fontes e quais apreensões puderam fazer a partir dessa investigação.

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde

    Gostaria de saber se, a partir do material levantado, vocês conseguiram perceber detalhes, representações ou arranjos comuns para as fotografias?

    Att.
    Jessica Caroline de Oliveira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos