RESUMO - O PROCESSO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, VISTO PELA PERSPECTIVA EDUCACIONAL DUALISTA

Pedro Afonso da Silva*
*UNEAL - E-mail: pedroafonso.hist00@gmail.com

Quando mergulhamos no sistema educacional brasileiro, encontramos uma série de problemas que precisam ser entendidos e pesquisados. Para compreender melhor esses problemas, esta discussão tem o interesse de mostrar o processo da educação brasileira, visto pela perspectiva educacional dualista; a pesquisa é dividida em duas partes, em primeiro plano uma análise histórica do processo da educação brasileira, e em seguida uma análise atual da nossa realidade escolar e educacional, para assim obter um resultado “satisfatório”. Em primeiro plano, pretende-se apresentar nesse trabalho à influência da classe dominante perante o sistema de ensino, partindo do princípio das características enraizadas até hoje no Brasil. Em segundo plano, mostra o efeito dessa influência dominante na realidade atual; as condições escolares e as políticas educacionais que envolvem o nosso pais. Ao decorrer da pesquisa, serão apresentadas ideias de diversos autores que abordam metodologias acerca do tema, como por exemplo, Bourdieu, Althusser, Baudelot e Establet, Darcy Ribeiro, Circe Bittencourt, Paulo Freire, entre outros. Sendo assim, a discussão se faz necessária a ser debatida, tendo em vista que com o estudo sobre o sistema educacional brasileiro podemos perceber e revelar questões importantes, dentre elas, o porquê sistema educacional não funciona de uma maneira eficaz? Porque os jovens saem do ensino básico e médio sem perspectivas sobre o futuro? Porque certos conteúdos não são explanados? Porque os livros didáticos trazem alguns assuntos que não condizem com a realidade? E partir desses estudos a gente pode visar e buscar soluções que permitam constituir uma política educacional que atenda a todos. Por tanto, a pesquisa é direcionada, sobretudo aos estudantes dos cursos das ciências humanas, como também professores, que queiram e tenham interesse em entrar nas discussões acerca do desenvolvimento do sistema de ensino brasileiro.

Palavras-chave: Política educacional; Educação brasileira; Dualidade.

Comentários

  1. Kelvin Oliveira do Prado23/08/2020, 01:53

    Tem havido mudanças na estrutura educacional no que se refere ao acesso de uma maior parte da população nos espaços da escola, pensando nessa dualidade existente?! Ou essa inserção é aliada com os interesses das classes dominantes referenciadas no texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Kelvin, nossa estrutura educacional sempre foi pautada no jogo de interesses, é claro que com as nossas lutas pela políticas públicas, houve um avanço, só que o descaso com a educação continua muito grande, escolas que faltam vaga, faltam professores, mal estruturadas, e isso tudo vai desmotivando o alunado a estudar, e nesse momento de pandemia veio pra alargar todas essas diferenças, enquanto uma parcela da população está em sua casa, no conforto, abrindo seus computadores, notebook e assistindo suas aulas, outra parte não tem esperança de quando tudo vai voltar ao normal, de quando vai voltar a estudar.

      Excluir
  2. Mrcela da Silva Saores26/08/2020, 22:18

    Boa noite Kelvin, primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho. É um tema muito relevante, ainda mais a partir deste momento que estamos vivendo, certamente muitas coisas mudaram na Educação brasileira depois deste momento de Pandemia. Fiquei interessada em saber mais sobre sua pesquisa, pelo seu resumo você trabalha com revisão bibliográfica, é isto? Ou você faz algum outro levantamento? Grata pela atenção. Marcela da Silva Saores

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos