RESUMO - A VISÃO DA IMPRENSA SOBRE A EDUCAÇÃO NO REGIME MILITAR
Dayane Cristina Guarnieri*
*UEL - E-mail: dayaneguarnie@hotmail.com
O texto versa sobre o momento em que a educação sobre um momento de mudança gerada pela instalação do regime militar. Antes disso, havia em pauta um projeto educacional gestado diante de uma constituição liberal, com a retomada da influência escolanovista e da educação popular. Também haviam impasses no Congresso que impediram a celeridade na implementação do projeto das Leis de Diretrizes e Bases. Considerando esse contexto anterior, assim como um cenário de tentativa de estruturação democrática interrompida assim como o controle da educação, pretende-se analisar a voz da imprensa das mudanças realizadas pelo governo militar.
Palavras-chave: Educação, Imprensa, Governo.
Olá Dayane, gostei muito dessa discussão, e estou ansiosa para ler seu artigo. Tenho feito uma análise da implantação da LDB no estado da Bahia nesse período sob a ótica do Jornal A tarde, uma impressa localizada e de certa forma alinhada com os interesses de uma elite local. Nesse sentido, e como no resumo apresentado não aborda, como e com quais bases teóricas tem trabalhado para tomar a impressa como fonte, e com qual tipo de impressa tem trabalhado, jornais impressos, televisivos, peri[odicos, etc. tendo em vista que elas traduzem por vezes interesses políticos sociais dos seus fundadores? Bem como, se essa análise tem como base a impressa nacional, ou ela é de algo mais localizado?
ResponderExcluirParabéns pelo tema, e fico ansiosa pelo debate. Gostei muito de achar essa discussão aqui.
Olá, Dayanne. Parabéns pela escolha do objeto de estudo. É um tema muito atual e muito relevante para a sociedade, pois sabemos que o Brasil teve suas consequências durante e depois da Ditadura Civil e Militar e, e no campo da educação esse traço foi bem marcante com sequelas de um sistema antidemocrático, anticonstitucional e opressor em suas diferentes facetas. Se for possível, Quais reflexões você propõe sobre essa temática nos dias atuais?
ResponderExcluirDanúbia da Rocha Sousa