RESUMO - SEVERINO BEZERRA E SUA TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE: DE NORMALISTA À CRIAÇÃO DO COLÉGIO DOM PEDRO II (1908-1929)
Ana Tereza dos Santos Araújo*
Maria Inês Sucupira Stamatto; Olívia Morais de Medeiros Neta
*UFRN - E-mail: tereza.araujo18@gmail.com
O presente estudo pretende investigar a trajetória de Severino Bezerra de Melo (1888-1971), intelectual que ingressou em 1908 na primeira turma da Escola Normal de Natal/RN, onde formou-se em 1910. O estudo se propõe a responder os seguintes questionamentos: Quais foram seus relacionamentos na Escola Normal de Natal? Quais são os principais agentes envolvidos na sua trajetória? Quais razões o motivaram a construir o Colégio Dom Pedro II? Qual a influência dos seus relacionamentos na construção de Severino Bezerra como Intelectual? Para tais respostas, realizamos análise documental e bibliográfica em acervos físicos e virtuais disponibilizados pelos repositórios institucionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fazendo também coleta e catalogação de fontes documentais sobre Severino Bezerra e seus espaços de atuação. Para tal, utilizaremos dos entendimentos de Intelectuais para Sirinelli (1996), fontes históricas para Barros (2010) e método indiciário utilizado por Ginzburg (1989), que fundamentam nossas análises de leis, relatórios, fotografias e jornais. Após análises de fontes, depreendemos que Severino atuou em vários cargos no Estado, atuando em Grupos Escolares, entre eles o Grupo Escolar Frei Miguelinho, em 1913; como professor de Geografia na Escola Normal de Natal, lecionando Instrução Moral e Cívica no Ateneu Norte-Rio-Grandense; dirigindo a Escola de Comércio de Natal, e ainda lecionando na Escola Feminina de Comércio e Escola Doméstica de Natal. Em 1927 fundou e dirigiu o Colégio Pedro II, um internato, semi-internato e externato, e em 1946, assumiu a cadeira da Direção de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Os estudos acerca dos Intelectuais demonstra uma linha tênue entre o cultural e o político, isto posto, buscamos investigar o professor Severino Bezerra em todos os seus aspectos, assim como em seus espaços de atuação e os agentes envolvidos nessa sua trajetória, evidenciando a sua história como Intelectual no Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Intelectual; Professor público; História da educação; Rio Grande do Norte.
Que outros espaços você identificou a participação e circulação do intelectual? No Estado e fora dele.
ResponderExcluirOlá, boa noite! Dentre os espaços abordados nessa pesquisa, no Rio Grande do Norte, identifiquei sua atuação enquanto Juiz Federal substituto, Diretor de Instrução Pública e Diretor de Educação do Estado. Para além, foi conferencista e congressista de eventos como o 1 Congresso Brasileiro de Proteção a Infância, em 1920 e a Semana Brasileira de Educação, em 1928. Severino também era participante de eventos sociais e políticos, como reuniões de lideres do Estado.
ExcluirAna Tereza, na trajetória histórica dos intelectuais existem espaços de atuação e de difusão de ideias e pensamentos ,como por exemplo, revistas, espaços de movimentação de ideias, debates, contendas, espaço de sociabilidade e afetividades. Na trajetória de Severino Bezerra e na documentação perscrutada por ti, Bezerra escrevia para revistas? Se sim, quais? É possível detectar quais temáticas eram refletidas? Apenas para suscitar o debate, segundo Lucien Febvre, ao realizar uma biografia intelectual é possível fazer uma história da sociedade, no caso do Rio Grande do Norte.
ResponderExcluirOlá Juciene Andrade, boa tarde!
ExcluirAté então, nas fontes que utilizei para este texto, detectei menções da escrita de Severino Bezerra para duas revistas: A República (1958) e para Pedagogium (1921/1922). Ele também escreveu um livro, intitulado "Para errar menos: conversa com estudantes" (1963). Os textos escritos nas revistas possui como temática a Escola Normal de Natal e as Escolas rudimentares, porém ainda não tive acesso a eles.