RESUMO - REGISTROS DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ZONA RURAL DE LARANJEIRAS COM FOCO NAS AÇÕES DE PRATICAS CORPORAIS FORA DO CONTEXTO ESCOLAR
Leandro Santos Andrade*
*UNIT - E-mail: leandrotocador@hotmail.com
O estudo aborda o registro de práticas corporais de alunos fora do contexto escolar com o intuito de entender o comportamento destes estudantes no seu cotidiano, discutindo a temática nas aulas de Educação Física. O registro para a discussão foi idealizado no papel de caderno com três finalidades: registro de freqüência e aula, conteúdo e avaliação para entender suas ações corporais, trazendo discussões das praticas corporais para a disciplina. O objetivo da pesquisa é apresentar o registro manuscrito mostrando que os conteúdos da disciplina são relevantes, quando há discussão e idealização das ações dos sujeitos fora do contexto escolar ligado a Educação Física. A metodologia de pesquisa é exploratória. A amostra foi composta por oito estudantes do ensino fundamental do 6º Ano da rede pública municipal da zona rural de Laranjeiras/SE em 2015, sendo cinco meninos e três meninas na faixa etária de 11 á 14 anos. A forma de coletar os dados foi a partir de cinco itens com perguntas relacionadas ao tema da aula “Qualidade de vida” como: (A) O que gosta de fazer no lazer (B) quais brincadeiras (C) Ocupações diárias (D) tipos de esportes e (E) características pessoais. Partindo da proposta foram sugeridos aos participantes que escrevessem suas ações e respostas na sua folha de registro da aula. Ao término, foi tabulado os dados para obtenção dos resultados da experiência pedagógica. As informações da ação foram importantes para o desenvolvimento dos pesquisados e pesquisador em termos pedagógicos, como registro de conteúdo e avaliação em entender como os alunos são ativos e praticam essas atividades mencionadas da disciplina fora do contexto escolar. No item (1) foram encontradas coisas em comum como: brincar, jogar e passear, somente dois disse namorar e fazer nada. No item (2) as práticas mais vivenciadas foram: amarelinha (3) pega-pega e queimado (2) e com (1) baralho, garrafa venenosa, carrinho, arma com tampa, pião, andar de bicicleta, soltar pipa, pular corda, e jogar bola, enfim, brincadeiras saudáveis, jogos de celulares não foram citados, pois esses deixam o indivíduo sedentário. Item (3) ocupações diárias como: jogar bola, ficar em casa e brincar (3) com (2) arrumar a casa e (1) ficar onde mora, trabalhar e cuidar dos irmãos. E no item (4) os tipos de esportes praticados em sua realidade como: futsal, basquete, vôlei, futebol, tênis e boliche, no item (5) características pessoais: apesar de ser uma área violenta, o histórico deles é de boa índole, assim, as respostas destacam-se em amizade, cuidadoso (a), brincalhão, verdadeiro, raivado, carinhoso (a) e estudioso. Portanto, constatou-se durante as observações que as praticas corporais fazem parte de suas vidas e a forma de registro serviu como orientação pedagógica para compreender como os conteúdos da disciplina são bem explorados nesse contexto.
Palavras-chave: Educação Física; Práticas Corporais; Registro.
Play online casino games for real money | KOON 카지노 카지노 カジノ シークレット カジノ シークレット 카지노 카지노 545Jars Casino ᐈ로얄 로얄 홀덤 - Shootercasino.com
ResponderExcluir