RESUMO - A PRODUÇÃO INTELECTUAL DO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
Úrsula Andréa de Araújo Silva*
Malúcia Menezes de Paiva
*UFRN - E-mail: ursulaaraujos@gmail.com
Apesar de haver muitos estudos sobre o período colonial brasileiro, a História da Educação desse período é um campo pouco pesquisado. Os estudos existentes privilegiam os âmbitos social, político, econômico e cultural, em geral, sem problematizar as relações educacionais que ocorreram. Nesse contexto e ligados à Educação tivemos a atuação dos religiosos, dos quais os jesuítas são os mais expressivos. A produção intelectual dos jesuítas é significativa e a obra do padre José de Anchieta é ampla e diversificada, então o objetivo dessa proposta é apresentar a sua produção conhecida e analisar a sua contribuição para a História da Educação Colonial Brasileira no século XVI, a chamada Pedagogia Brasílica. A intenção é entender como os jesuítas do Período Heroico – Manuel da Nóbrega e José de Anchieta realizaram as adaptações necessárias para a implementação do projeto educacional, que resultados alcançaram e como Anchieta narrou essa experiência. Tudo isso buscando descrever a experiência educacional na Colônia a partir da obra do padre que é composta por cartas, sermões, fragmentos históricos e peças teatrais. Para tentar responder essas questões utilizamos as fontes produzidas pelo padre e obras de diversos autores como Roger Chartier, Fernando Torres Londoño, Dermeval Saviani, Arno Wehling, Thaís Nívia de Lima e Fonseca, Eliane Cristina Deckmann Fleck, entre outros. Os resultados são ainda preliminares visto que esse trabalho é um recorte da minha pesquisa de doutorado em andamento.
Palavras-chave: História da Educação; Jesuítas; José de Anchieta; História Colonial Brasileira; Índios.
Boa noite.
ResponderExcluirGostaria de saber se você já conseguiu identificar a perspectiva de educação e o método de ensino defendido por José de Anchieta?
Att.
Jessica Caroline de Oliveira
Olá, Jéssica. Eu consegui identificar na obra de Saviani, porém na obra de Anchieta não de forma explícita. Atualmente, é essa a minha busca.
Excluir