RESUMO - PRESENÇA DA TEMÁTICA INDÍGENA NOS CONTEÚDOS DE BRASIL COLÔNIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
João Paulo Peixoto Costa*
Noélia Sousa Medeiros e Paloma Carvalho de Oliveira
*IFPI - E-mail: joao.peixoto@ifpi.edu.br
Objetivo: Analisar a abordagem da temática indígena nos livros didáticos de história do segundo ano do ensino médio, por meio de pesquisa realizada em dois capítulos de compêndios diferentes e mostrando as diversas perceptivas em relação aos índios. Metodologia: A pesquisa consistiu em debate bibliográfico sobre o tema e o preenchimento de fichas analíticas a partir de livros didáticos com os seguintes critérios: conteúdo, abordagem, textos de apoio, imagens, atividades e exercícios, fontes primárias e referências bibliográficas. Resultado: Os indígenas tiveram grande influencia na formação cultural, social e política do Brasil, mas ainda são vítimas de discriminação étnica e cultural. “A lei 11.645 de 2008 nos remete em uma mudança importante sobre o conteúdo educacional de história desde o ensino fundamental a médio, a obrigatoriedade da temática afro-brasileira e indígena”. Diante disso, a análise procurou verificar como é apresentada a temática indígena nos livros didáticos. O “índio é visto como um ser invisível, que habita os livros didáticos” (LEMOS, 1999 apud REGIS, BARBOSA e RODRIGUES, 2012, p.2). A pesquisa analisou imagens, fontes primarias e elementos textuais para verificar como o conteúdo referente aos índios estava sendo abordado nos compêndios, procurando também destacar elementos preconceituosos ou estereotipados. Realizou-se a pesquisa em dois livros do segundo ano do ensino médio, das coleções “Olhares da História: Brasil e mundo” e “Conexões com a Historia”. Foram fichados os primeiros capítulos de história do Brasil: “O império colonial português” (conexões com a historia) e “A colônia portuguesa na América” (Olhares da História). No primeiro livro podemos verificar que aborda os povos indigenas em diversas partes do capitulo, porém, de modo preconceituoso, colocando-os como brutos e selvagens e os tratando somente como coadjuvantes, e não como parte da formação histórica brasileira. No segundo livro, a historia indígena é colocada de modo bem sucinto, resumindo em poucos textos e páginas em que são citados. Percebe-se que no livro faltam informações a respeito da historicidade indígena, pensados a partir do paradigma evolucionista, onde estariam entre os representantes mais primitivos da humanidade. Além do preconceito implícito tanto nos textos quanto nas imagens, quase nenhum exercício aborda o tema, evidenciando-se que os livros analisados não têm o suporte necessário para tratar o assunto de modo aprofundado. Conclusão: Os livros didáticos abordam a temática indígena de forma isolada, sem apresentar informações das atuais sociedades indígenas ou o protagonismo e agência das que viveram no passado, sempre os colocando como coadjuvantes e não como parte ativa da história do Brasil. Evidenciou-se que os livros acima não têm o suporte necessário para que o conhecimento sobre os índios seja difundido em sala de aula.
Palavras-chave: Índios; Livros didáticos; História; Brasil Colônia.
Segundo a lei lei 11.645 no Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Infelizmente os livro que são tidos como ferramentas para o professor não tem auxiliado no cumprimento da lei. Acredito que o professor ao ter que usar essa ferramenta em sala, seria o protagonista ao apresentar essa cultura de forma verídica e clara, sendo que para isso também teria que ter o conhecimento prévio do assunto, para também não apresentar uma cultura de modo equivocado.
ResponderExcluirLeidiane Ribeiro Pinto Lopes
Concordo! Ainda que o livro seja impecável, a/o professor(a) sempre será protagonista, junto com as/os estudantes, do processo ensino-aprendizagem. No entanto, o livro é uma ferramenta impressindível, cuja qualidade deve ser sempre cobrada. A questão é que, quando se trata da temática indígena, percebemos que ainda há um percurso considerável a ser percorrido na construção de uma educação histórica que combata discriminações
ExcluirPrezado João Costa, gostaria se saber (se possível):
ResponderExcluir1- as duas obras em questão (Conexões com a História e Olhares da História) são as aprovadas pelo PNLD, destinadas aos alunos e professores do ensino médio das escolas públicas brasileiras? Em caso afirmativo, tais obras pertencem a qual a edição do programa (PNLD 2015... PNLD 2018)?
2- Como você chegou/selecionou essas duas obras?
3- Uma outra coisa: quando você diz que "A pesquisa analisou imagens, fontes primarias e elementos textuais para verificar como o conteúdo(...), quais fontes primárias seriam essas?
4- concordo quando você diz que "que os livros acima não têm o suporte necessário para que o conhecimento sobre os índios seja difundido em sala de aula", mas uma dúvida: os livros em questão são os do aluno ou os manuais do professor? Caso sejam estes últimos, o suporte pedagógico destinado à fornecer uma formação complementar ao docente para trabalhar os conteúdos foram levados em conta na sua pesquisa?
Perdão pela quantidade de perguntas, mas é que realmente os livros didáticos de História (e essas coleções em específico) me interessam bastante. No mais, parabéns pelo trabalho!
Ass: Maria Luiza Pérola Dantas Barros
Olá!
ExcluirAs duas obras são do PNLD 2018, e foram as que as bolsistas conseguiram obter em meio às dicifuldades de acesso a bibliotecas em meio à pandemia. Analisamos a ocorrência de fontes primárias no próprio conteúdo dos livros: ou seja, se o materiais analisam - e como analisam - fontes primárias para o estudo dos povos indígenas na história do Brasil. Por fim, priorizamos a qualidade dos materiais voltados às/aos discentes. Obrigado!
Obrigada pela resposta, João Paulo Peixoto Costa! Bom ver pesquisadores dedicados a priorizar a qualidade dos materiais didáticos, principalmente no que se refere aos livros didáticos que, por vezes, são os únicos recursos que os professores têm em sala de aula nas escolas públicas brasileiras, dado o nosso contexto educacional ( livros didáticos estes que fazem, por sua vez, parte de um mercado cultural altamente lucrativo para as editoras). Também pesquisei/pesquiso as obras do PNLD 2018 e recentemente descobri que há um Memorial do PNLD (https://cchla.ufrn.br/pnld/)... não sei se você conhece, mas, mediante as dificuldades de acesso por conta do contexto de pandemia que vivenciamos, pode ser um auxílio para as pesquisas das bolsistas, no que se refere a ter acesso a outras obras, por exemplo, tanto do PNLD 2018, quanto de outras edições do programa.
ResponderExcluirAtenciosamente,
Maria Luiza Pérola Dantas Barros.
Maravilha o memorial, Maria! Certamente será muito útil. Muito grato!
ExcluirQue bom, João Costa!
ExcluirNa leitura produzida sobre o material pesquisado a percepção é de que não houve um avanço da incorporação da Lei na abordagem sobre os indígenas ou não foi incorporado aos livros as abordagens já trazidas pela historiografia? Até que ponto a Lei sobrepõe e atende os novos estudos historiográficos sobre esta temática?
ResponderExcluirOlá! Para que a lei avance na incorporação da temática indígena nos livros didáticos é preciso que tragam as abordagens e descobertas da historiografia, o que não vem acontecendo satisfatoriamente, principalmente nos conteúdos que vão desde o avanço da colonização até todo o período imperial. Ou seja, a relação dos compêndios com a recente, rica e promissora produção acadêmica sobre os índios na história do Brasil ainda é restrita a poucos tópicos, como ao início do sistema colonial, por exemplo.
Excluirolá bom dia! Parabéns pelo resumo e trabalho ! Muito relevante tratar sobre nossos ancestrais no contexto educacional! Pergunto qual sua concepção sobre os RCN para as escolas indígenas ?
ResponderExcluirOlá qual é a importância do professor no trato teórico-metodológico para essa temática em tempos de pandemia?
ResponderExcluirAna Paula dos santos Reinaldo Verde
Prezados autores. Em primeiro lugar parabéns pela pesquisa. Gostaria de trazer para discussão, uma de suas conclusões, ao analisar dois livros didáticos de história, no recorte temporal escolhido, Brasil Colônia. Na conclusão, vocês afirmam: “Os livros didáticos abordam a temática indígena de forma isolada, sem apresentar informações das atuais sociedades indígenas”. Essa conclusão levou em consideração os demais capítulos dos livros analisados ou somente os capítulos do Brasil Colônia? E como se daria, na perspectiva de vocês, essa relação entre as sociedades indígenas do passado com as atuais, no estudo sobre o Brasil Colônia?
ResponderExcluirPela atenção.
Diego Marinho de Gois