RESUMO - A PRÁTICA DA LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR

Leidiane Ribeiro Pinto Lopes*
Luciene Pereira da Costa Leal
*UFT - E-mail: leidyhappy@hotmail.com

O presente resumo busca destacar a importância da praticidade da leitura e sua reflexão diante da formação do leitor nas escolas e na vida adulta dos alunos. Propõe-se analisar a prática da leitura e como essa pode interferir de forma positiva ou negativa na vida das pessoas, identificando que tipo de leitura atrai a criança e o jovem, pesquisar sobre as dificuldades de interpretação de textos e como a aquisição do hábito da leitura pode tornar-se um diferencial na vida pessoal e profissional das pessoas. Este aspecto é caracterizado pelo processo de construção da leitura e seus benefícios instigantes para a idealização do leitor ao deparar com o discurso escrito. Neste contexto o objetivo geral deste trabalho é questionar de modo reflexivo a importância do ato de ler e suas consequências no procedimento de ensino-aprendizado. Investigar os benefícios da pratica da leitura e suas consequências deste hábito diante do leitor, questionar de modo sucinto a reflexão sobre a importância do ato de ler, na prática interpretativa dos textos escritos, destacar a importância da leitura para o indivíduo no processo de crescimento intelectual, ajudando-o no processo de comunicação. A abordagem metodológica utilizada é de cunho qualitativo bibliográfico com análise da literatura aludida ao tema, pautado em autores como: Espinoza (2007), Silva (2005), Ferreiro (2002), Freire (2003). Esse estudo ratificou que a formação de leitores começa no primeiro dia da escola de uma criança e que essa experiência, tenha sido boa ou má, irá acompanhá-la. Neste aspecto alguns autores, evidenciam a problematização das dificuldades que os alunos passam no processo da leitura e fomenta uma discussão vivenciada na situação brasileira, em que o aluno passa pelo processo de descodificação da palavra, na qual lê o texto abordado, mas muitas vezes não consegue fazer a interpretação, por não ter ainda desenvolvido a habilidade da leitura. Desta forma, conclui-se que é fundamental a prática da leitura, desenvolve ao individuo aspectos críticos de conscientização e memorização mecânica daquilo que foi lido, e não torná-los meramente dependentes de textos construindo para simplesmente responder perguntas sem ter a capacidade de opinar sobre o que leu. O processo da leitura possibilita para o indivíduo, benefícios e desenvolvimento para a vida, ensejados pelo processo de comunicação interpessoal da linguística falada, a forma como este escreve e produz um texto. Finalmente, a praticidade da leitura, são referências que contribuem na formação intelectual do ser humano, por isso que sua aplicabilidade inicial nas escolas deve ser observada como aspectos fundamentais para o desenvolvimento de habilidades, pois neste processo podemos conceber formadores de opiniões e leitores críticos.

Palavras-chave: Prática da leitura; Interpretação textual; Formação.

Comentários

  1. Olá, como instigar a leitura nesse momento que estamos vivendo onde, por vezes, vídeos no smartphone torna-se algo mais fácil e mais atrativo para "ocupar o tempo" das crianças?

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  2. Olá! Ana, acredito que à princípio devemos oferecer a essa criança algo que goste de ler, seja gibis, contos ou até mesmo livros com formatos diferentes de diversos materiais para assim pode chamar sua atenção para a leitura. Mas também podemos utilizar dos recursos tecnológicos para também possibilitar a leitura, através de jogos educativos como caça palavras, cruzadinhas e charadas que também estimulam não somente a leitura mas também trabalha aspectos cognitivos.

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  3. Bruna Liana Teza Canarin17/08/2020, 15:57

    Leidiane,
    Em tempos de facil acesso à redes sociais e outras mídias, livros digitais e audiolivros, como suprir a falta de leitura a quem não possui acesso a esses meios? E em processo de alfabetização, como tornar a leitura mais atrativa para a(s) criança(s), sem "forçar" o processo/tempo dela?

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  4. Oi Bruna, acredito que para quem não tem acesso às mídias teria que partir do princípio da leitura de livros físicos que tragam prazer ao leitor, ou seja partir daquilo que para o leitor essa leitura e busca é prazerosa. Já no processo de alfabetização cada criança tem o seu tempo, mas o professor pode usar de diversas possibilidades à introdução da leitura também de forma prazerosa, até mesmo através de músicas e momentos de contação de história, podem ajudar a desenvolver o gosto que as atrairão para a formação de futuros leitores.

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  5. Oi, Leidiane. Eu gostei muito da sua proposta de estudo, o resumo está claro e objetivo, parabéns.

    É uma temática muito relevante para o contexto escolar, principalmente em tempo de pandemia, eu acredito que talvez nem todos os alunos estejam acompanhando as propostas de leitura e certamente de interpretação, alguns fatores são cruciais nesse processo de desenvolvimento da cognição como motivação, acompanhamento periódico de algum responsável e também o modelo virtual não substitui o presencial, em minha opinião.

    O que os educadores podem fazer para que os alunos tenham mais qualidade nesse processo de letramento em tempo de pandemia?

    DANÚBIA DA ROCHA SOUSA

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    1. Olá Danúbia, agradeço suas colocações sobre o resumo. Tentando responder a sua pergunta, é um tempo novo em todos os setores e na educação não é diferente, todos nós estamos aprendendo a lhe dar com essa situação, mas concordo quando você diz que a modalidade remota não substitui o presencial, principalmente em com relação à alfabetização. O professor nesse período está tendo que se reinventar, trazer sempre novidades e tendo que fazer uma aula ainda mais dinâmica tudo para não apenas ensinar, mas prender a atenção do aluno. Algo que nao é fácil! Acredito que o professor pode utilizar
      sua criatividade, mas tendo o bom senso em saber que cada aluno tem o seu tempo e suas particularidades. Minha orientação é tentar trabalhar de modo genérico, mas também tentando atender as dificuldades de cada aluno na sua individualidade sempre que possível. Até que possamos voltar a esse relacionamento mais perto.

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  6. Belo trabalho e especialmente relevante em todos os tempos da educação básica brasileira. Noto no meio de professores a recorrente preocupação em procurar livros que atendam ao gosto dos alunos e tentar conquista-los para o mundo da leitura. Mas também noto muita dificuldade quando a sala de aula tem muitos alunos e uma grande diversidade de gostos, bem como pouca diversidade de leitura na biblioteca da escola (quanto tem biblioteca). No entanto, há professores tão incansáveis nessa busca que trazem o que podem para essas crianças aderirem ao universo de leitores. O tempo em sala de aula as vezes se torna muito cruel com o professor e com o planejamento que ele faz e que pode ou não ser bem sucedido e executado a tempo. Gostaria de saber como engajar a participação dos pais nesse processo de iniciação a leitura das crianças, levando em consideração contextos em que os pais não foram escolarizados.

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  7. Bom dia! É um desafio, mas acredito que pequenos projetos em sala de aula com parceria com a biblioteca é possível envolver os alunos a motivação da leitura. Com relação aos pais acredito que, ao incentivar o aluno a essa prática automaticamente o aluno levará para casa esse incentivo. Em uma das minhas experiencias com projetos, tive a oportunidade de enviar sacolinha de livros para casa de cada aluno que por muitas vezes trazia o relato, que o responsável se mostrava motivado em auxiliar o filho nem que fosse realizando a leitura por imagens, por não saber ler, ou a própria criança realizava a leitura para os pais. Cada realidade deve ser analisada para uma ação, não existe "receita" pronta, é preciso conhecer para executar.

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