RESUMO - A PEDAGOGIA DA PRESENÇA NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO

Wendy Nicollas Diniz Cibalde*
*UFCG - E-mail: nicollasdc@gmail.com

O objetivo deste relato é problematizar uma experiência docente vivenciada na cidade de Campina Grande, Paraíba, na Escola Municipal Padre Antonino, no primeiro semestre de 2019. A escolha do objeto foi motivada pelo trabalho desenvolvido no Subprojeto História, do Programa Residência Pedagógica do Centro de Humanidades da UFCG. A documentação selecionada é constituída por fotografias que registraram a oficina sobre as culturas indígenas realizada pelos estudantes do sétimo ano A e sétimo ano C, ao final do semestre, no qual mobilizou todo o corpo escolar, havendo a interação da comunidade nas produções da culminância, com isso notamos como a dinâmica entre as comunidades agrega mais valores significativos a educação, com a residência pedagógica proporciona aos licenciando a oportunidade de empregar metodologias experimentais de ensino para poder construir novas formas de ressignificar o ensino e ter compreensão da arquitetura escolar. A partir dessa documentação percebemos a necessidade de analisar os resultados significativos relativos à temática “indígena no contexto escolar" na aprendizagem dos alunos.  Durante a concretização do trabalho, dialogamos com alguns autores, a exemplo de Fabricio Adriano, com seu artigo sobre uma proposta de trabalhar a temática indígena através de uma intervenção; Jorge Larrosa Bondía, com suas reflexões sobre o saber da experiência; Augustin Escolano, pensando o espaço escolar e Antonio Carlos Gomes da Costa refletindo sobre a solidão dos alunos no espaço  escolar.

Palavras-chave: História; Ensino; Pedagogia da presença.

Comentários

  1. Realmente precisamos pensar na pedagogia da presença ainda mais neste tempo de distanciamento social

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