RESUMO - PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA ACERCA DA HISTÓRIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE NATAL: O QUE FOCALIZAM OS ESTUDOS?
Tatiana Dantas dos Santos*
Lenina Lopes Soares Silva; Olivia Morais de Medeiros Neta
*IFRN - E-mail: tatiana_dantas@ymail.com
A Escola de Aprendizes Artífices de Natal, no Rio Grande do Norte, foi criada em 1909, com o intuito de oferecer capacitação profissional gratuita para os considerados desvalidos da sorte. Nos últimos anos, alguns estudos têm mostrado as Escolas de Aprendizes Artífices do Brasil como espaço de pesquisa. Assim, o presente artigo tem por objetivo mapear a produção do conhecimento que tenha como locus de estudo a Escola de Aprendizes Artífices de Natal, na Pós-Graduação stricto sensu, do Brasil, de 1997 a 2017, visando construir um panorama histórico desses estudos para apresentá-los em forma de barema a ser publicada como recurso tecnológico, na qual se possa visualizar o que tais estudos focalizam para estudos históricos em educação profissional. Optou-se por fazer o mapeamento no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), consultado como repositório de coleta de dados, enquadrando-se, dessa forma, a investigação na categoria de pesquisa na internet. Na busca, em 20 de julho de 2020, foi usado o descritor Escola de Aprendizes Artífices, entre aspas duplas, retornando 37 trabalhos, dentre os quais 13 são teses, 22 dissertações acadêmicas e 2 profissionalizantes. Notou-se que, a maioria dos estudos relacionados às Escolas de Aprendizes Artífices têm como objeto de estudo temas com foco regional, sendo que apenas 2 dos 37 trabalhos levantados divergem desse padrão. Nesse contexto, foram selecionados os trabalhos: A trajetória da Escola de Aprendizes de Natal: República, Trabalho e Educação (1909-1942) de Gurgel (2017), Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: entre o desejável e o possível de Leite (2016) e Em nome da ordem e do progresso: a formação profissional no percurso da Escola de Aprendizes Artífices à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte(1909-1971) de Sousa (2015), por declararem a cidade de Natal e o estado do Rio Grande do Norte como locus de seus estudos. Esses três estudos apresentam um panorama focalizado nas seguintes categorizações: formação profissional e trajetória institucional da Escola de Aprendizes Artífices de Natal/Rio Grande do Norte, conforme os objetivos declarados nos trabalhos. No entanto, as palavras-chave dão conta de: Escola de Aprendizes Artífices; industrialização; disciplina; história das instituições educativas; educação escolar; ensino profissional; ensino técnico; e formação profissional. Tem-se a expectativa de que o trabalho resultante dessa pesquisa promoverá maior facilidade a quem busca por estudos antecedentes sobre a Escola de Aprendizes e Artífices de Natal, no sentido de que esses estudos estarão agregados em um recurso de base tecnológica para facilitar a visualização, colaborando, portanto, para desvelar as lacunas históricas existentes em cada uma das categorias elencadas, e ao mesmo tempo para promover estudos que tenham como locus a referida Escola, explorando outros temas.
Palavras-chave: Escola de Aprendizes Artífices de Natal, Estudos Históricos, História da Educação.
Interessante saber sobre a história da educação profissional do Rio Grande do Norte. Estou desenvolvendo um trabalho utiliza a metodologia de pesquisa na internet. Você poderia fazer uma indicação de referência bibliografica sobre essa metodologia?
ResponderExcluirBom dia. Nesse trabalho estou usando como referência bibliográfica para a metodologia de pesquisa na internet o livro MÉTODOS DE PESQUISA PARA INTERNET das autoras Suely Fragoso, Raquel Recuero e Adriana Amaral.
ExcluirBoa sorte no seu trabalho!