RESUMO - OS REPOSITÓRIOS DIGITAIS E A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo*
Ana Liziane Araújo da Paz; Maria Gabriella Guimarães da Silva; Olívia Morais de Medeiros Neta
*UFRN - E-mail: laispaulamedeiros@gmail.com

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir o uso dos Repositórios Digitais para a pesquisa em História da Educação. Os Repositórios Digitais se constituem, atualmente, como espaços que congregam vastos acervos documentais como atas, jornais, livros e revistas, entre outros. Nesse sentido, elencamos seis repositórios para a realização do estudo, sendo eles: a Hemeroteca Digital Brasileira, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), o Repositório de História e Memória da Educação (RHISME), o Repositório Digital TATU, o Repositório Institucional da UFSC, e o Repositório do Laboratório de Imagens da UFRN (LABIM). Ao apresentar estes repositórios, buscamos compreender e apontar suas funcionalidades, além de identificar as instituições as quais estão vinculados e indicar possíveis eixos de pesquisa envolvendo a história da educação a partir dos documentos disponibilizados. Evidenciamos que, no contexto atual, muitas vezes o acesso a arquivos, bibliotecas e outros repositórios físicos é dificultado, seja pela estrutura dos locais ou pelo estado de conservação dos documentos, entre outros fatores. Desse modo, a existência dos repositórios digitais viabiliza a realização de pesquisas nas diversas áreas e, especificamente, no âmbito da História da Educação, contribuindo para o fomento e ampliação do campo. Entre as possibilidades de investigação, a partir dos acervos disponibilizados, destacamos as pesquisas sobre instituições educativas, intelectuais da educação, cultura escolar, imprensa pedagógica, histórias do ensino, entre outros. Os repositórios se configuram, assim, como uma alternativa para estudantes e pesquisadores de história da educação de diferentes localidades, uma vez que as barreiras físicas são neutralizadas e o acesso é facilitado.

Palavras-chave: Fontes; História da Educação; Repositórios digitais.

Comentários

  1. Bruna Liana Teza Canarin20/08/2020, 10:49

    Laís,
    Há algo em comum entre estes repositórios, além de terem o acervo digitalizado? (por exemplo: ambos tem a mesma forma de tratar a documentação?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, obrigado por sua questão.
      Algum dos repositórios apresentados nessa já possuem equipamentos mais adequados para tratar melhor as fontes, por exemplo o LABIM da UFRN, o RHSIME encontra-se em processo de adequação, com impressoras próprias para isso, mas podemos concluir que um das pontes que ligam todos os repositórios citados são as possibilidades em pesquisa no campo da História da Educação, todos possuem vastos acervos sobre a história da educação do nosso país, alguns repositórios focados principalmente na educação do RN.

      Excluir
  2. Laís, na busca realizada identificaram repositórios com acervos específicos de História Oral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aliny, obrigada por sua pergunta.

      Eu realizei a pesquisa junto com as meninas e identificamos que apenas o CPDOC disponibiliza muitos acervos orais que foram transcritos, tem muitas entrevistas, depoimentos e pode ser encontrados pela nome da pessoa que deseja ou por temas, como "1964 e o Regime Militar", "200 Anos de Justiça Militar", "História oral do campo jurídico em São Paulo", "Trajetória e pensamento das elites do agronegócio" etc.

      O link é: https://cpdoc.fgv.br/acervo/historiaoral/entrevistas

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos