RESUMO - OS INTELECTUAIS E A ESCRITA DA EDUCAÇÃO POTIGUAR NA REVISTA PEDAGOGIUM (1921 – 1927)
Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo*
Olívia Morais de Medeiros Neta
*UFRN - E-mail: laispaulamedeiros@gmail.com
A Associação dos Professores do Rio Grande do Norte, fundada em 04 de dezembro de 1920, foi a responsável pela produção e publicação do mais importante impresso pedagógico do Estado, a Revista Pedagogium, que começou a circular no ano de 1921. Esta revista foi criada com o objetivo de contribuir com a formação e defesa do magistério público e privado atuante tanto na capital, quando no interior do Estado. Nesse sentido, neste estudo, nos propomos a realizar o mapeamento dos textos sobre a temática educacional potiguar publicados na Revista no período compreendido entre 1921 a 1927, buscando responder aos seguintes questionamentos: quem eram os sujeitos que escreviam sobre a educação potiguar na Revista da Associação de Professores? e o que eles escreviam sobre a temática em seu impresso pedagógico? Ao identificar os principais intelectuais que escreveram na Pedagogium, buscamos assinalar participação destes na elaboração do impresso pedagógico, situando estes sujeitos no contexto da sociedade potiguar. Foram analisadas o total de dezenove revistas que estão disponíveis no Repositório de História e Memória da Educação (RHISME/UFRN). A análise foi construída, sobretudo, tomando como base os conceitos de intelectuais, elite cultural e sociabilidade propostos por Jean-François Sirinelli (1998, 2003). Do mesmo modo, permeia a pesquisa as noções de representação, circulação e apropriação de Roger Chartier (1996, 2009). Michel de Certeau (1982), por sua vez, nos auxilia a compreender o lugar de fala, a prática e a escrita dos intelectuais. A realização deste estudo aponta para as potencialidades da Revista Pedagogium como objeto e fonte na pesquisa em História da Educação, uma vez que se constituiu como um espaço de discussão e circulação das ideias educacionais no período investigado.
Palavras-chave: Intelectuais; História da Educação; Pedagogium.
Olá!!
ResponderExcluirGostaria de saber quais as temáticas mais recorrentes com relação à educação, que você identificou em sua pesquisa nas revistas Pedagogium.
Grato pela atenção!
Os estudos e pesquisas sobre as potencialidades escritas da Revista Pedagogium muito me interessam, uma vez que esse impresso foi objeto de estudo da minha dissertação de mestrado e tese de doutorado. É importante fonte para os/as historiadores da educação do RN e do Brasil. O olhar empreendido nesta atual pesquisa, confirma isso. Me coloco a disposição para escritas futuras.
ResponderExcluirA autora do comentário anterior: Marlene Fernandes Ribeiro.
ResponderExcluirLais e Olivia Neta, concordo com o comentário anterior. Uma Revista é um espaço de difusão de ideias, de temas, de circulação de debates, de consumo e que pode ser tomada para se pensar os entendimentos na educação a nível estadual e Nacional.
ResponderExcluirBoa tarde, gostaria de saber se neste mapeamento realizado foi possível identificar a presença de mulheres que atuaram na Revista ou na publicação de textos (dentro da temática almejada e/ou fora dela)?
ResponderExcluirAtt.
Jessica Caroline de Oliveira (Unioeste)