RESUMO - OS DESAFIOS DA ESCOLA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE

Cynthia Gonzaga da Frota*
*SME - Mossoró - E-mail: cinthiafrota@bol.com.br

O artigo é resultado de uma pesquisa teórica sobre os novos desafios enfrentados pela escola no processo de ensino-aprendizagem na atual conjuntura contemporânea e objetiva refletir sobre os paradigmas do ensino-aprendizagem na sociedade da informação.  Isto torna-se importante dada a complexidade, quantidade e rapidez das informações advindas das tecnologias das informações e do processo global. Percebe-se que um dos maiores dilemas no processo de ensino-aprendizagem é o acompanhamento da produção de saberes no mundo contemporâneo, de modo que um ensino fragmentado do conhecimento impossibilita o entendimento dos alunos sobre os fenômenos contemporâneos e a ampliação do diálogo entre a escola e a sociedade globalizada. Uma das formas para reverter esse quadro está no campo da construção de um conhecimento contextualizado.  A prática do ensino-aprendizagem precisa estar relacionada com a sociedade atual, não visando um ensino com características centradas apenas para a preparação dos alunos para a aprovação do ENEM e o ingresso no mercado de trabalho. É fundamental pensarmos em um ensino que possa permitir a construção de um conhecimento crítico entre professores e alunos, visando ampliar as possibilidades dos alunos no processo de construção do novas formas de produção do saber e possibilitando o entendimento sobre a sociedade e o mundo em que vive.

Palavras-chave: Educação; Ensino; Contemporaneidade.

Comentários

  1. Parabéns pela pertinência da pauta, gostaria de saber quais referenciais teóricos você pretende abordar na construção de seu texto, que autores pretende usar, como irá estruturar o texto?
    Krishna Luchetti

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    1. Boa tarde Krishna. as relações sociais, econômicas, políticas e culturais, etc., mudam, ocorrem alterações na educação, o que nos leva a repensar os objetivos e fundamentos, técnicas para a produção e socialização do conhecimento. É importante analisar como a escola, que está vinculada a um sistema educativo, pode interagir com os seus alunos, pais, comunidade, o mundo do trabalho e tecnologia e até mesmo sua estreita relação com a política, cultura, religião, etc. Os referências teóricos que estão sendo utilizados para a construção do texto: ARROYO, BOURDIEU, NOGUEIRA, CASTELLS, DUBAR, HARVEY, SAVIANI, VEIGA, FREIRE E GADDOTI.


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  2. Como referido no comentário anterior, parabéns pela pauta super pertinente. Você tem lidado com os aspectos econômicos, sociais e governamentais na abordagem? Não apenas no sentido do sistema econômico, como também da comunicação de massa e da indústria cultural, além dos conflitos culturais, insurgências, diásporas e movimentos sociais que afetam a forma como os sujeitos interpretam o conteúdo e lidam com a escola.

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  3. Mrcela da Silva Saores25/08/2020, 19:52

    Parabéns pela pesquisa. É um tema muito instigante. Ousaria dizer que refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem, nunca foi tão preciso quanto agora. O acesso fácil e rápido a um número cada vez maior de informações, leva os alunos a um conhecimento de forma muito fragmentada. Considero os pontos positivos da "cibercultura", mas, como você mesmo pontua o ensino " precisa estar relacionada com a sociedade atual." O importante é descobrirmos o caminho. Diante disto, gostaria de saber se em sua pesquisa você chega a pontuar quais seriam os meios necessários para lidar com a organização deste conhecimento de forma que gere de fato aprendizagem? Você faz um abordagem escolar, ou pensa em uma disciplina ou na interdisciplinaridade? Obrigada. Marcela da Silva Soares

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  4. Cinthia Raquel de França Rodrigues25/08/2020, 20:48

    A configuração da instituição escolar em nossa sociedade “instagrameada”, pede e precisa de reflexões como esta. A demanda de informações é imensa, e a informação precisa do processo de ensino para tornar-se formação. Para nossos alunos, muitas vezes a escola parece um lugar distante das outras vivências de sociabilidade, pois ainda vivemos em função da busca de resultados em quantificação e empregabilidade. Importantíssimo seu artigo, pois problematiza possibilidades de ensino que aproximem a realidade, os alunos, os professores e, principalmente, a escola. Assim, pergunto: sua pesquisa foi em ambiente de rede de ensino privada ou pública? Você percebe como essas duas possibilidades de escola abordam de forma distinta o saber advindo das tecnologias?

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    1. Bom dia Cinthia Raquel! Grata pelo comentário! Nossa pesquisa, minha e do professor Marcos César foi realizada em ambientes das redes municipal e estadual. Ambas de realidades distintas e situadas em contextos diferentes (uma na zona rural e outra na área urbana do município de Mossoró). Daí a abordagem da referida temática, que permeia o nosso dia a dia, e nos traz uma demanda de desafios que ultrapassa o modelo de educação ainda posto e "imposto" nas escolas. Nas discussões realizadas com as equipes pedagógicas percebemos a necessidade de pensar na prática um modelo de educação que quebre os velhos paradigmas, buscando trazer o aluno para participar como protagonista do seu processo de ensino aprendizagem, e buscando trazer para o professor novas práticas que atendam a necessidade de uma sociedade cada vez mais tecnológica, informatizada. Porém, a realidade da escola pública, como você pontuou, nos traz desafios que dificultam essa prática, visto que é necessário o comprometimento de todos os atores envolvidos, e um projeto pedagógico que possa se adequar a realidade de uma sociedade globalizada.

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  5. Texto muito esclarecedor, parabéns. O processo educativo demanda muito atualização, por que novos desafios estão sempre surgindo para as escolas, os métodos educativos estão tendo constante adaptação, originando novas maneiras de ensinar e aprender, desta maneira, de que forma a escola pode atualizar e melhorar suas práticas pedagógicas?

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    1. Grata Ellen pelo comentário! Sabemos que o conhecimento pode ser construído em diversos espaços de prática social, mas a escola como espaço de educação formal ainda representa o primeiro contato do sujeito com o conhecimento científico e com as relações interpessoais, contato esse extremamente importante na formação do indivíduo como ser social. Acredito, portanto, que a escola deve propor mudanças significativas no seu projeto pedagógico, pois este como eixo orientador das atividades é que deverá conter as novas propostas metodológicas que guiará a equipe para uma proposta de educação mais globalizada. A escola, enquanto espaço de coletividade também precisará se adequar à nova realidade, comprometendo-se na formação constante do seu corpo docente e possibilitando um ambiente adequado para a troca de saberes e o desenvolvimento de uma aprendizagem significatica para todos os atores envolvidos nesse processo. Abraços.

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  6. Seu texto me recorda do artigo de Antonio Favero (O aluno não é mais aquele, e agora professor?), recomendo a leitura, tem muito a contribuir com seu estudo, pois problematiza os interesses dos alunos da atualidade, as redes sociais e mentalidade, para que os educadores consigam articular com o ensino desses novos tempo.
    Ilana Murieli de Sousa

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