RESUMO - O CURSO DE HISTÓRIA DA UFU PELOS SEUS CURRÍCULOS (1964-2017)

Rosemary Ribeiro*
Rosemary Ribeiro; Sauloéber Tarsio de Souza
*UFU - E-mail: rosetica2007@gmail.com

Esta comunicação tem como objetivo apesentar um pequeno histórico do Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) através de seus currículos. Pretendemos realizar um resumo do segundo capítulo de nosso trabalho de conclusão de curso defendido em 2018, cujo título é Mudança curricular e produção acadêmica: a escrita monográfica dos graduandos em História da Universidade Federal de Uberlândia (1987-2017). Desde sua criação (1964) no âmbito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia, até o ano da defesa do estudo supracitado, o curso passou por cinco configurações curriculares: Licenciatura em História; Licenciatura em História como complementação ao Curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais; Licenciatura Plena em História; Bacharelado em História com complementação em Licenciatura em História; e Bacharelado e Licenciatura em História Integrados. Na apreciação desses currículos, analisamos diversas fontes produzidas entre as décadas de 1960 e 2000: legislação educacional (leis, decretos e pareceres do Conselho Federal de Educação); documentos institucionais (atas departamentais, de matrículas e do colegiado, regimentos, estatutos, textos em sites oficiais dos Institutos de História e Geografia da UFU, processos de reconhecimento de curso, ementas de disciplinas, planos de curso, projetos pedagógicos de graduação e propostas de reformulação curricular); monografias que investigaram o próprio curso; relatos de discentes e docentes contidos nesses trabalhos acadêmicos; revistas comemorativas; documentos pessoais de estudantes; vídeo comemorativo dos 50 anos do curso; e relatórios eletrônicos oficiais da universidade. Durante o estudo curricular procuramos por pistas que levassem à problematização sobre a tendência do curso para a formação de pesquisadores desde os currículos que visavam à instrumentalização específica de professores para a educação básica. Encontramos, na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em História, oferecida pelo Curso de Licenciatura em História complementar aos Estudos Sociais e em disciplinas cujo tema era a História do Brasil contemporâneo (da Licenciatura Plena em História), planos de curso e ementas que já propunham a realização de pesquisa acadêmica com vistas à apresentação de uma monografia. O período coincide com a qualificação e renovação do corpo docente, quando o curso já fazia parte da UFU.

Palavras-chave: curso de história; currículo; pesquisa; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia; UFU.

Comentários

  1. Bruna Liana Teza Canarin17/08/2020, 16:55

    Rosemary,
    Diante do processo de levantar tais informações, houve, em algum momento, dificuldade e/ou recusa por parte do corpo docente e/ou funcionários em liberar o acesso aos documentos? (principalmente os institucionais, atas de conselhos, dados dos alunos..)
    Em relação a divulgação da pesquisa, houve aceitação do publico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna,
      Muito obrigada por suas questões.
      Minha pesquisa foi bem recebida por meus professores e tive muita ajuda de meus colegas técnicos administrativos (também sou Técnica Administrativa em Educação da Universidade Federal de Uberlândia). Obtive muita ajuda na secretaria do Instituto de História, nas coordenações dos Cursos de História e de Geografia, além do Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS).
      Para pesquisa no Setor de Arquivo Geral (SEARQ) da universidade tive que apresentar solicitação formal de minha parte e de meu orientador na graduação, com confirmação, por parte da coordenação do Curso de História, de que era discente do curso de História, realizando pesquisa para conclusão de curso.
      Minhas dificuldades, creio, que como as de muitos pesquisadores em história, foram com relação a encontrar, em meio a um universo gigantesco de fontes, aquelas que respondessem às minhas questões: como o nosso curso fazia parte do Departamento de Estudos Sociais até 1984, com a separação em Departamento de Geografia e Departamento de Ciências Sociais, as atas de departamento e de colegiado de curso foram separadas e dispersas nos mesmos. O mesmo ocorrendo quando da criação do Curso de Ciências Sociais (1992) e divisão do Departamento de Ciências Sociais em Departamento de História e Departamento de Ciências Sociais.
      Ademais, ainda tive que lidar com caixas e mais caixas de documentos que foram enviados ao SEARQ por vários outros cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (FAFIU) criados na mesma década em que o foi o de História (Letras, Pedagogia e Matemática). Além dos criados na década de 1970 (Geografia, Estudos Sociais, Psicologia, entre outros). Não sabia, de antemão, que documentos iria encontrar.
      A defesa de minha monografia foi tranquila, apesar de meu nervosismo, e de o trabalho escrito ser muito extenso para a graduação, porém, demasiado simples. Este revelou a alegria de uma pesquisadora iniciante, que se vê envolta por muitos documentos que tratam da história de seu curso. Parecia que havia encontrado uma mina do tesouro no SEARQ, rsrs. Queria mostrar tudo o que havia encontrado.
      O texto pode ser acessado no Repositório Institucional da UFU: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21833
      Com relação à divulgação da pesquisa, ainda não tive críticas. Até gostaria de recebê-las para melhor me organizar para a pesquisa que estou começando a empreender no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU.
      Rosemary Ribeiro

      Excluir
    2. Bruna Liana Teza Canarin23/08/2020, 18:57

      Rosemary,
      Obrigada por disponibilizar sua pesquisa, com certeza irei fazer uma leitura dela!

      Me interessei pelo resumo aqui apresentado, pois automaticamente, lembrei-me de algumas conversas que tive com um professor do departamento de história da UFOP, sobre alguns documentos que encontrei no Arquivo CEMAR/UFOP (é um projeto de extensão e sou bolsita lá) e, ao organizar uma parte do acervo contido no projeto , deparei-me com varias fichas de inscrições em projetos e programas de extensões, que continham históricos escolares com as disciplinas que haviam no curso de história, percebendo as grandes mudanças que ocorreram desde que o ICHS (Instituto de Ciencias Humanas e Sociais) começou a funcionar.

      Deixarei o link do resumo do projeto, caso tenha interesse em saber mais sobre o projeto (https://cohisme2020.blogspot.com/2020/08/resumo-arquivo-extensionista-cemarufop.html)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos