RESUMO - MUSEUS VIRTUAIS E POSSIBILIDADES DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Nara Lidiana Silva Dias carlos*
Carolaine Maria dos Santos; Lidemberg Régis Santos Dantas; Olívia Morais de Medeiros Neta
*UFRN - E-mail: naralid@yahoo.com.br

Os museus virtuais são espaços que possibilitam inúmeras pesquisas devido a diversidade de seus acervos. O presente trabalho tem como foco principal inventariar possibilidades de pesquisas para a área da história da educação tendo como fonte os museus virtuais. Para tanto, apresentamos ao longo do texto vários museus digitais, suas contribuições para a preservação e reflexão da cultura escolar, compreendendo que esses são espaços de guarda de memórias e da história, dos quais podemos fazer uso para construir novas pesquisas. A metodologia de análise utilizada no processo de mapeamento dos museus online da história da educação ocorreu por meio de pesquisa no Google Acadêmico utilizando o descritor: "museu virtual da educação". Acerca da questão de pesquisa nos indagamos: quais possibilidades de pesquisas em história da educação podem ser produzidas a partir do estudo nos museus virtuais? Ou ainda, que temáticas podem ser identificadas? Esta pesquisa é de revisão bibliográfica e análise documental, tendo os museus virtuais como fontes primárias. Resultados parciais indicam a existência entre os anos de 2010 a 2020, sobre a temática mencionada, de 40 (quarenta) trabalhos produzidos, sendo que destes, apenas 12,5% (doze vírgula cinco por cento), um total de 5 (cinco) trabalhos, apresentam museus do campo da história da educação que se encontram acessíveis na internet. Concluímos também a importância da investigação nas quais os museus virtuais são tomados como fonte para o campo da história da educação, em virtude da quantidade de temáticas que foram possíveis diagnosticar nos acervos dos museus como: a análise acerca da importância do patrimônio histórico, a inclusão do uso das tecnologias e o acesso remoto nas metodologias, a abordagem e a formação da cultura escolar, a infância, resgate das memórias educativas e a análise da literatura escolar local, tratamento de fontes de arquivos digitais.

Palavras-chave: Museus virtuais; Memórias educativas; História da educação; Pesquisa histórica.

Comentários

  1. Bruna Liana Teza Canarin21/08/2020, 10:23

    Nara,

    Além de poucos museus terem acesso digital (site e exposição virtual), quais outras dificuldades, foram enfrentadas durante a pesquisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, realizei a pesquisa com Nara e outras colegas.

      Dois dos problemas pertinentes encontrados, foram:
      1. Manutenção dos museus, como por exemplo, um deles apresentava falhas, para abertura do site, outro com erro nos links das informações de objetos do acervo;
      2. Atualização das informações.

      Excluir
    2. Oi, realizei a pesquisa com Nara e outras colegas.

      Dois dos problemas pertinentes encontrados, foram:
      1. Manutenção dos museus, como por exemplo, um deles apresentava falhas, para abertura do site, outro com erro nos links das informações de objetos do acervo;
      2. Atualização das informações.

      Excluir
    3. Oi Bruna, boa tarde!

      Como Lindemberg expôs acima, durante a pesquisas tivemos um site que saiu do ar, já no final das análises não conseguimos mais acessá-los.
      Outro ponto, foi erros ocorridos em um dos museus. No início da pesquisa conseguíamos entrar no acervo, em seguida parte dos documentos ficaram inacessíveis, sempre apresentava um erro.
      Outro aspecto, é que em alguns museus existiam muitos itens em construção, quando clicávamos em determinado índice, era apresentada mensagem: "está em construção".

      No artigo, nós explicamos esses aspectos e apresentamos os museus que apresentaram os problemas.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos