RESUMO - INSPEÇÃO E EXPANSÃO ESCOLAR: AS MUDANÇAS OCORRIDAS DURANTE A EXPANSÃO ESCOLAR DO RIO GRANDE DO NORTE (1930-1945)

Paula Lorena Cavalcante Albano da Cruz*
*SME - Natal - E-mail: paulalcac@gmail.com

O presente artigo pretende discutir as mudanças ocorridas na representação da inspeção escolar a partir da expansão do ensino primário no Rio Grande do Norte durante os anos de 1930 a 1957. O marco temporal foi estabelecido a partir de 1930, período em que as antigas Diretorias de Instrução Pública nos estados passaram a ser denominadas de Departamento de Educação, até 1957, quando no Rio Grande do Norte passou a ser intitulada de Secretaria de Educação e Cultura (SEC-RN), mudança de nomenclatura acompanhada de modificações na inspetoria escolar. Entende-se que a pesquisa contribui para a construção da História da Educação Norte-rio-grandense, bem como para compreender as representações criadas nas relações entre Estado e Escola no seu processo de expansão e fiscalização. O estudo foi realizado dentro do campo historiográfico da História Cultural e inserido no âmbito das pesquisas na área das instituições escolares e suas políticas. Tem-se como aporte teórico as contribuições do historiador Roger Chartier através dos conceitos de representação e prática. Para analisar as mudanças de representação dos órgãos de fiscalização estadual na ótica da escola primária potiguar busca-se observar as práticas realizadas pelos tais órgãos estaduais, por meio de fontes como decretos estaduais, termos de visita e fichas técnicas. Essa análise é realizada a partir da interpretação histórica. Por fim, a pesquisa revela mudanças significativas nas formas de fiscalização durante o período estudado, desde a forma e conteúdo dos documentos oficiais, que passaram de relatórios detalhados  para o formato de ficha técnica, sendo mais sucinta, bem como das mudanças nos objetivos da inspetoria e nas representações criadas acerca do papel dos agentes responsáveis pela fiscalização das escolas, que paulatinamente vão perdendo o prestígio da função e da relevância no cotidiano escolar.

Palavras-chave: Palavras-chaves: Inspetoria educacional; Escola Primária; Expansão escolar.

Comentários

  1. Paula, quais os acervos pesquisados?

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    1. Olá professora Olívia.
      as fichas técnicas e os termos de visita foram retirados do acervo documental da Escola Estadual Barão de Mipibu. Já os decretos, mensagens de governadores e legislação, alguns foram pesquisados no instituto Histórico no ano de 2012 e digitalizados por mim, outros encontrados em acervos digitais.

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  2. Olá a todos,
    uma breve correção do resumo: a data final da pesquisa é 1957 devido a mudança na nomenclatura do órgão fiscalizador, bem como modificações na sua organização e não 1945 como está descrito no título.

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  3. IURY GABRIEL AMORIM DE ARAUJO25/08/2020, 15:10

    Olá Paula.
    Durante a pesquisa foi possível identificar a presenças de mulheres e ex-professoras atuando como inspetoras? Ou a função no período continuou sendo em sua maioria ocupada por homens?

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    1. Olá Iury,
      tudo bem?

      Ao pesquisar as fichas técnicas do Grupo Escolar Barão de Mipibu, encontrei sim uma mulher chamada Carmem Pedrosa, o que indica que a partir desse período ocorre uma mudança em relação a ocupação do cargo de inspetor, antes majoritariamente masculina, passa a abrir espaço para as mulheres.
      Att.

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    2. Interessante, Paula. Durante minha pesquisa, encontrei nos registros do Grupo Escolar Felippe Camarão um visto assinado por Edilzeta D. Melo (Insp. de Ensino), no ano de 1934.
      Podemos trocar ideias depois.
      Abraços, qrida.

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