RESUMO - HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA OU OBJETO DE PESQUISA NAS REVISTAS NA ÁREA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Bruna Luiz dos Santos*
Maria Augusta Martiarena de Oliveira
*IFRS - E-mail: bruunaluiz@hotmail.com
A História Oral tem sido empregada em muitas pesquisas sobre a História da educação como uma importante metodologia de preservação das memórias dos indivíduos que participaram de determinado momento histórico, para uma melhor compreensão do passado escolar. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi investigar os artigos publicados nas revistas da área de História da Educação que utilizam a História Oral como fonte metodológica ou como objeto de pesquisa. Desta maneira, foram catalogados todos os artigos encontrados e classificados, em tabelas, perante cinco categorias, as quais são: por revista, por ano de publicação, por instituição de origem dos autores, por recorte temporal e por recorte regional, esse último divido ainda por países e por estados e cidades do Brasil. Nesse sentido, pretende-se apresentar como o tema “História Oral” aparece nessas revistas de acordo com as categorias pesquisadas. A partir dos percentuais encontrados durante a pesquisa, percebeu-se que a maior parte das publicações sobre História Oral constam nas revistas Cadernos de História da Educação e Cadernos do CEOM. A maior parte dos artigos com o tema foram publicados entre os anos 2017 e 2019, sendo o pico no ano de 2018. Quanto as instituições de origem dos autores, as publicações concentraram-se na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Dentre os inúmeros recortes temporais, o mais utilizado é o período da Ditadura Militar (1964-1985) e o maior número de publicações com o assunto é no Brasil, e se concentram nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Deste modo, espera-se ressaltar, com esta análise, as potencialidades desse significativo instrumento de pesquisa nas investigações historiográficas.
Palavras-chave: História da Educação. História Oral. Classificação de artigos.
Olá! Quais as revistas selecionadas para análise, inicialmente?
ResponderExcluirOlá! Na realização do trabalho foi feita uma pesquisa na
ExcluirPlataforma Sucupira, na qual foram selecionadas algumas revistas perante a
sua avaliação no portal de periódicos da CAPES. As revistas selecionadas foram: Cadernos de História da Educação, História da Educação, Rev. Brasileira de História da Educação, Rev. de História da Educação Matemática, History of Education & Children's Literature, History of Education (Tavistock), Rev. de História e Historiografia da Educação, Linhas (Florianópolis), Rev. HISTEDBR, Cadernos do CEOM, Rev. Eletrônica de Educação (São Carlos), Rev. Iberoam. do Patrim. Histórico-Educativo, Pró-Posições (UNICAMP), Percursos (UDESC), Pedagógica (Chapecó), Tempos e Espaços em Educação, Rev. Brasileira de História, Educação UNISINOS, Estudos Históricos, Cadernos de Pesquisa (FCC), Rev. Educação Pública da UFMT, Holos (Natal) e Historia y Memoria de la Educación.
Bruna,
ResponderExcluirDe onde surgiu a ideia de realizar essa pesquisa? Foi através de alguma defasagem encontrada, ou, de algum debate dentro de sala de aula?
Boa tarde! Esta investigação ocorre principalmente em função do projeto “Da História da Educação à História do Trabalho-Educação: a fotografia como fonte de pesquisa histórica”, da UFF. A partir das discussões ocorridas no âmbito de tal projeto, considerou-se relevante mapear os artigos publicados em revistas da área da História da Educação, os quais versassem sobre Fotografias, História Oral e Imprensa Pedagógica, ou seja, relacionados aos três eixos nos quais a presente pesquisa se embasa. Logo, o trabalho apresentado aqui é apenas um terço da nossa investigação.
ExcluirOlá Bruna! Na minha dissertação utilizei como fonte metodológica a história oral temática, gostaria de saber, qual foi o aporte teórico do seu estudo e se sua investigação também menciona pesquisas sobre a memória de instituições educativas?
ResponderExcluirE parabéns pela pesquisa !
Joelza de oliveira Santos
Olá, Joelza! Muito obrigada! Na pesquisa utilizamos referenciais teóricos de História Oral de maneira geral. Nas revistas, procuramos por História Oral, sem diferenciar se eram histórias de vida, História Oral temática, etc.
ExcluirOlá, Bruna. Fiquei muito interessada pela sua pesquisa. Trabalho com História Oral e História da Educação no Rio Grande do Norte e tenho escrito sobre em revistas da área da educação, mas ainda não em revistas específicas de História da Educação. Então, posteriormente, podem buscar identificar trabalhos publicados em outros periódicos, por exemplo, da História e/ou da Educação. Sei que isto demanda muito tempo, pois a busca é bastante ampla, mas é apenas uma sugestão, caso queiram alargar o alcance da pesquisa futuramente. A Revista de História Oral também possui artigos na área da história da educação.
ResponderExcluirAbraços.
Com certeza! É uma ótima sugestão. Obrigada, Aliny!
ExcluirQual a importância de trabalhar a história oral como metodologia nas pesquisas e nas investigações historiográfica ?
ResponderExcluirOlá, Senia! A História Oral é uma fonte de pesquisa importante, pois permite alterar o enfoque da história e, assim, revelar novos campos de investigação, isso porque a História Oral admite relatos vindos não somente de pessoas importantes na sociedade, mas, também, do povo, sendo assim, esse método é um meio de valorizar as vozes dos excluídos e dar voz às minorias que foram, infelizmente, silenciadas ou esquecidas. A função dessa metodologia é complementar ou suplementar na reinterpretação de documentos e no preenchimento de suas lacunas e fraquezas, contribuindo para uma memória mais democrática do passado. A fonte oral possibilita criar outro prisma tanto do passado como do presente, ela representa uma forma, entre inúmeras, de contar determinados acontecimentos. Segundo Santos (2001), utilizar-se da História Oral como uma metodologia é devolver aos sujeitos a autoria de suas histórias.
Excluir