RESUMO - DEMARCAR, EDUCAR, FISCALIZAR: A CARTOGRAFIA EDUCACIONAL PARELHENSE E A BUSCA POR UM SERTÃO LETRADO.
Laísa Fernanda Santos de Farias*
Juciene Batista Félix Andrade
*UFRN - E-mail: nandafarias07@gmail.com
o final da década de 20, parte do estado do Rio Grande do Norte já vivia seu otimismo pedagógico em relação ao crescimento de suas escolas. Porém, a necessidade de expansão acabou concebendo que modelos de educação de baixo custo, constituído por uma metodologia instrucional rápida, a exemplo das escolas rudimentares, fossem os modelos adotados para combater o analfabetismo na cidade de Parelhas, sertão do Seridó. Neste sentido, o trabalho que se apresenta elenca enquanto seus objetivos principais apresentar o plano educacional de erradicação do analfabetismo para o espaço citado, os recenseamentos realizados na cidade e nas comunidades rurais, como espaço de uma cartografia educacional alinhada ao nacional e de inserção local. Logo, metodologicamente, essa análise foi possibilitada pelo desmembramento dos discursos presentes nas leis e portarias que regiam a educação local, determinando os recenseamentos nas localidades urbanas e rurais, no intuito de mapeá-las. Desta feita, os resultados do aprofundamento das fontes ainda estão em fase de finalização, porém é perceptível elencar que a partir da leitura e reflexão dessas fontes aliada à bibliografia consultada, proporciona vislumbrar a constituição do espaço educacional parelhense alinhada à ideia de modernização e inserção de novas sociabilidades.
Palavras-chave: Sertão, Cartografia educacional, Alfabetização, Modernização.
Laísa muito interessante sua pesquisa, gostaria de saber se você localizou no recenseamento a estatística em números entre letrados e analfabetos ?
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