RESUMO - AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE DOM ANTONIO SOARES COSTA

Roberto Ribeiro da Silva*
Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes
*UFRN - E-mail: perobertoribeiro@hotmail.com

O presente trabalho investiga a história da ação educativa desenvolvida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Soares Costa, que fora transferido da Arquidiocese Natal-RN para a Diocese de Caruaru-PE em 19 de dezembro de 1993. Se a capacidade de transformar ideias em realizações caracterizou a contribuição de Dom Eugênio ao início do Movimento de Natal, o poder de coordenação e pedagogia libertadora de Dom Costa, tornou-se fundamental para assegurar a maturação e consolidação do Movimento de Natal diante da necessária adaptação às novas realidades. Estudos sobre a atuação da Igreja Católica no Brasil, como FERRARI (1968), CAMARGO (1971) e PAIVA (2014), destacam o papel pioneirista da Arquidiocese de Natal no desenvolvimento de um conjunto das realizações sócio-pastorais e educacionais. O objetivo desse trabalho é reconstituir a história de mais um educador potiguar e seu contributo com a educação popular, materializada em diversas iniciativas no Rio Grande do Norte e em Pernambuco.

Palavras-chave: Dom Costa; Movimento de Natal; Educação Popular.

Comentários

  1. Olá, como essa pesquisa será ou foi desenvolvida? Por meio de qual método? Como você analisou as experiências educativas de Dom Antonio Soares Costa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, ainda em desenvolvimento. O método se desenvolve a partir de teóricos que trabalham com a história das instituições/história cultural

      Excluir
  2. Olá, bom dia, quais documentos fornecem base para a investigação e que podem apontar para as ações educativas/práticas educativas encaminhadas pelo Bispo Antônio Basillio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juciene. O Bispo se chama Antônio Costa. Antônio Basílio é meu orientador. Os documentos utilizados são jornais ( o poti, tribuna do norte e vanguarda (Caruaru)). Outros documentos históricos da sua atuação no RN estão no arquivo da arquidiocese de Natal. O contexto é a atuação no movimento de Natal e no curso de filosofia na instituição por ele criada.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos